Secretaria Nacional da Segurança Pública visita projetos de saúde mental da Sesp/PR 22/10/2021 - 17:39

A Secretaria da Segurança Pública (SESP) acompanhou, neste último dia de visitação (21/10), a comitiva da Secretaria Nacional da Segurança Pública (SENASP), que esteve presente em diversas estruturas das forças de segurança paranaenses, a fim de avaliar a qualidade de vida no trabalho dos servidores. Para concluir a visita, os representantes nacionais fizeram uma apresentação ressaltando os pontos fortes e sugerindo melhorias para o Estado, após avaliação.

 

No encontro, o Secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, destacou o valor das críticas construtivas para a constante evolução da secretaria. “A visita da Senasp possibilita que recebamos uma avaliação de quem é de fora do estado. Eles coletaram informações e levantaram pontos positivos, que devemos manter, e pontos negativos, que correremos atrás para melhorar”, disse.

 

Já o Assessor da Assessoria de Planejamento Estratégico da Sesp, capitão Rafael Cordasco Penkal, mencionou que a visitação da Senasp foi fundamental para as próximas etapas do Prumos, programa estadual que oferece suporte à saúde mental do servidor da segurança pública e aos seus familiares.

 

“Conseguimos apresentar boa parte do trabalho feito pelo programa, bem como seu método de gestão, e tivemos retornos positivos. Absorvemos as críticas e buscaremos, agora, reforçar os pontos fortes do Paraná ressaltados pelos representantes nacionais, priorizando a saúde do servidor”, contou o capitão.

 

Outro tópico discutido nesta última reunião foi a questão da integração que já existe entre as forças com a Sesp. De acordo com o representante da Senasp, major Diego Remor Moreira Francisco, cada polícia e departamento possui a proximidade necessária para prestar auxílio no cuidado com a saúde mental de seus profissionais, mas que ainda assim necessita da centralização da gestão pela Secretaria da Segurança Pública.

 

“O modelo de administração do Prumos, que se destacou no Paraná, possui características que devem ser continuadas, pois são benéficas aos servidores e, consequentemente, à sociedade. A Sesp centralizou o custeio, bem como a gestão dos Recursos Humanos, o que permitiu uma evolução rápida de resultados nestes últimos meses, visto que, através da demanda significativa de atendimentos, fez com que a saúde mental fosse priorizada”, completou o major.

 

A visita da comitiva iniciou na terça-feira, na própria sede da secretaria, onde eles ficaram o dia inteiro. Na quarta-feira, os representantes nacionais presenciaram o lançamento dos cursos que serão ofertados para os integrantes da segurança pública através de uma parceria com o Centro Universitário Leonardo da Vinci, e em seguida, visitaram o Centro de Atendimento Psicossocial de Curitiba. Na quinta-feira, a comitiva visitou a Delegacia Cidadã de Almirante Tamandaré e a Penitenciária Feminina de Piraquara, e então retornaram à sede da Sesp para expor ao secretário suas conclusões.

 

A reunião contou com a presença do Secretário Marinho; Diretor-Geral da Sesp, coronel João Alfredo Zampieri; Coordenadora estadual do programa Prumos, Patrícia Manica; Assessor da Assessoria de Planejamento Estratégico da Sesp, capitão Rafael Cordasco Penkal e da integrante da Assessoria de Planejamento Estratégico, Tatiana Dallastra.

 

Compõe a comitiva da Senasp o Coordenador-geral de Polícias para os Profissionais de Segurança Pública, Diemerson Gomes Santana e os servidores Mobilizados da Secretaria Nacional de Segurança Pública, major Diego Remor Moreira Francisco e o capitão Ronaldo Aparecido de Melo.

GALERIA DE IMAGENS