Polícia Penal é homenageada em evento comemorativo aos 80 anos da Polícia Federal em Foz do Iguaçu 04/04/2024 - 09:22

Na manhã desta quarta-feira (3), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) recebeu homenagem da Polícia Federal (PF) na sede de sua delegacia em Foz do Iguaçu, no oeste do estado. A homenagem faz parte das comemorações alusivas aos 80 anos da PF e a Delegacia de Foz do Iguaçu, através do Delegado-Chefe, Marco Berzoini Smith, que entregou o certificado de agradecimento bem como a moeda comemorativa confeccionada pela Casa da Moeda do Brasil para a regional administrativa da PPPR de Foz do Iguaçu.

“A Polícia Penal é uma grande parceira da Polícia Federal há muitos anos e nos auxilia de todas as formas possíveis, desde logística para transferência de detidos e também na troca de informações que são relevantes para a segurança pública. Nada mais justo, portanto, uma homenagem como essa a nossos parceiros mais próximos”, destaca Smith.

“A integração de trabalho entre as forças policiais tem trazido grandes benefícios a segurança pública de um modo geral. Essa homenagem da PF é o reconhecimento do empenho e dedicação de toda nossa classe”, afirma o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto.

Esteve presente no cerimonial, representando a Polícia Penal, o diretor em exercício da regional administrativa da PPPR de Foz do Iguaçu, o policial penal Marcos Guerra. “É uma imensa satisfação para a Polícia Penal do Paraná, e também para a regional de Foz do Iguaçu, o recebimento de tamanha honraria. No decorrer de todos esses anos de trabalho, sempre tivemos uma relação muito amistosa e cooperativa com a Polícia Federal, principalmente pelas características únicas de região fronteiriça. Por vezes tivemos que trabalhar em conjunto e sempre foi muito gratificante”, destaca.

A Polícia Penal recebe, praticamente todos os dias, pessoas com prisão decretada em operações da Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu, sendo um compromisso firmado entre as instituições. A PPPR oferece toda a sua estrutura para alojar as pessoas privadas de liberdade (PPL), custodiando-as tanto no período de instrução dos processos criminais, como quando de eventual condenação pelo Poder Judiciário, neste caso, executando as penas. Tal cooperação se estende também em instruções e treinamentos, como o evento Drone Policial realizado na última semana, e também cooperação na Monitoração Eletrônica de pessoas que utilizam o equipamento por decisão judicial cuja competência de investigação inicial é da Polícia Federal.

“É muito importante esta sinergia ao desenvolver um trabalho com uma força de segurança pública tão distinta, isto enaltece e engrandece o nosso trabalho como pertencentes ao sistema de segurança pública”, finaliza Marcos Guerra.