Polícia Penal doa 150 potes de vidro para o Banco de Leite Humano de Curitiba 19/04/2024 - 17:38

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou a doação de 150 unidades de potes de vidros ao Banco de Leite Humano (BLH) de Curitiba, do Hospital de Clínicas, nesta sexta-feira (19). Esta deverá ser uma ação contínua da PPPR.

Os materiais doados são itens retidos na Penitenciária Central do Estado - Unidade de Segurança (PCE-US) que seriam descartados como lixo reciclável, e agora, servirão para auxiliar no armazenamento de leite coletado pelo Banco de Leite Materno de Curitiba.

“Essa é uma ação muito importante pois esses frascos que seriam descartados, agora vão aumentar a capacidade de coleta de leite humano no HC. Importante enfatizar que quanto mais leite a mãe doar, maior será sua produção, sendo sempre suficiente tanto para seu filho quanto para outras crianças que necessitam”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O diretor de segurança penitenciária da PPPR, João Paulo Schlemper, explica que a retenção de materiais de vidro é realizada em todas as unidades prisionais do Paraná, como protocolo de segurança. “O vidro, assim como qualquer outro material que possa ser cortante, é retido durante a entrada de visitantes. Seguimos esse protocolo visando a segurança de todos”, afirma.

A Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US) é uma unidade destinada à custódia de pessoas privadas de liberdade do sexo masculino. Após saber da necessidade de embalagens para o acondicionamento de leite materno, foi iniciada a separação dos potes de vidro de café solúvel trazidos pelos familiares dos PPL's. O fornecimento do item é autorizado conforme a Portaria 115/2023. “Acredito que a Polícia Penal, assim como as demais forças de segurança, não podem ficar alheias às outras demandas de nossa sociedade. Fico feliz em saber que podemos contribuir e quem sabe inspirar outras pessoas a aderir a esta corrente do bem”, destaca o vice-diretor da unidade, Wilson Vieira.

“Agradecemos o recebimento da doação de frascos de vidro feita pela Polícia Penal, pois estes itens contribuem para a atividade do BLH, que tem por finalidade o apoio ao aleitamento materno e a distribuição do leite humano pasteurizado aos recém-nascidos internados na Unidade de Neonatologia da instituição”, disse a chefe da Unidade Multiprofissional do Complexo Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), Aline Fernanda Lorenzett.

O Banco de Leite Humano do CHC-UFPR fica localizado na Rua General Carneiro, 181, 4º andar, no Centro de Curitiba. O telefone para contato é (41) 3360-1867.

GALERIA DE IMAGENS