Polícia Penal do Paraná promove alinhamento estratégico para Verão Maior Paraná 13/12/2024 - 18:49

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) reuniu, nesta sexta-feira (13), policiais penais das nove regionais administrativas do Estado em Guaratuba, no Litoral, para reunião de alinhamento estratégico com foco no Verão Maior Paraná. O encontro teve como objetivo discutir as ações que garantirão a segurança durante o verão, além de reforçar as responsabilidades e as boas práticas que devem ser adotadas pelos policiais penais no desempenho de suas funções.

A ação, coordenada pelo diretor de segurança penitenciária da PPPR, João Paulo Schlemper, conta com o apoio dos policiais penais Marcos Soares e Marcos Jardim de Souza, que atuarão nas áreas administrativa e operacional, respectivamente. O efetivo inicial é composto por 42 policiais penais, com a previsão de que cerca de 100 servidores atuem em todo o período do Verão Maior Paraná.

A PPPR utilizará um ônibus, três caminhonetes S-10 e um caminhão para transporte de custodiados, além de duas vans da Unidade Móvel de Monitoração Eletrônica.

Schlemper detalhou os objetivos desta reunião, que incluíram a apresentação das estratégias e procedimentos que garantirão a eficiência da operação, além de orientar sobre como os policiais devem atuar, especialmente em relação ao atendimento ao público, em particular aos turistas que frequentam o litoral paranaense. “A Verão Maior Paraná visa proporcionar segurança e garantir a visibilidade da Polícia Penal no litoral. A integração com outras forças de segurança e com a comunidade também é fundamental para o sucesso das ações, como o cerceamento de pessoas monitoradas”, afirmou.

A ação incluirá, entre suas principais demandas, escolta e transferência de apenados, segurança externa e interna das unidades penais, revistas e inspeções estruturais e minuciosas em unidades penais, além de reforço policial no Complexo Penitenciário de Piraquara e participação em feiras e eventos públicos.

Além das ações de segurança, o encontro abordou atividades sociais como visitas a casas de abrigo, eventos natalinos e atividades beneficentes em hospitais. Essas iniciativas têm como objetivo aproximar a instituição da sociedade e aumentar a visibilidade do trabalho realizado pelos policiais penais no Estado.

O diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini, destacou a importância da operação como uma vitrine para a Polícia Penal do Paraná. “A Verão Maior Paraná é um momento único para mostrar o trabalho da Polícia Penal, que vai além das atividades dentro das unidades penais, promovendo também ações de integração com a comunidade”, ressaltou.

Deivid Duarte, corregedor-geral da PPPR, reforçou que a corregedoria desempenha um papel importante de capacitação e orientação, com o intuito de garantir que a operação transcorra sem incidentes. “Nosso objetivo é proporcionar um verão tranquilo para a população paranaense, com uma operação bem conduzida, pautada pela excelência do trabalho policial”, concluiu.

O encontro para alinhamento estratégico é um dos primeiros passos para a execução da Verão Maior Paraná, que ocorrerá nas delegacias de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina, além das cadeias públicas de Guaratuba e Paranaguá e o Complexo Penitenciário de Piraquara. Uma nova reunião de alinhamento está prevista para o dia 25 de janeiro.

GALERIA DE IMAGENS