Pesquisa da Segurança Pública 2025 já cobriu 60% das entrevistas previstas 24/09/2025 - 16:37

A Pesquisa da Segurança Pública Paraná 2025 já completou 100% das entrevistas em 44 dos 87 municípios definidos para o levantamento. Os entrevistadores da consulta inédita no estado e uma das pioneiras nesse formato no país, já cobriram cerca de 7 mil domicílios desde o início dos trabalhos de campo, em agosto. O resultado corresponde a quase 60% dos 12 mil domicílios sorteados para participar da pesquisa, que é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp).

Esta semana os entrevistadores passam por Cornélio Procópio e Tamarana. Todos os entrevistadores estão uniformizados com coletes azuis da SESP, além de portarem crachás bem visíveis com QR Code contendo as credenciais dos profissionais. O objetivo é compreender como é a percepção da população em relação à segurança pública sobre vários aspectos, como a presença de policiais nas ruas, a iluminação pública e os equipamentos urbanos em cada localidade.

O tenente-coronel Cláudio Todisco, chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Sesp, que lidera a pesquisa, pede que todos participem, principalmente os moradores dos grandes centros. “Estamos com 60% da pesquisa concluída e seguimos avançando pelo estado. Em Curitiba, cada participação é um passo a mais para garantir que as decisões sejam baseadas na realidade de quem vive a cidade todos os dias”.

Antes de iniciar os trabalhos de campo as equipes de entrevista se apresentam às sedes da Polícia Militar (PMPR) dos municípios. O projeto conta com o apoio do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais informações sobre a identificação dos entrevistadores e o andamento da pesquisa podem ser conferidas neste LINK.

GALERIA DE IMAGENS