Pesquisa da Segurança Pública 2025 avança com 40% das entrevistas concluídas 04/09/2025 - 14:11

Com 40% das entrevistas concluídas, a Pesquisa da Segurança Pública 2025 avança mapeando a percepção dos paranaenses sobre a segurança no Paraná. Cerca de 5 mil paranaenses já responderam ao questionário que levanta informações sobre a presença policial nas ruas, os equipamentos públicos dos municípios e tudo que influencia em como a população se sente em relação ao tema. Nesta semana os pesquisadores estão em casas de Guarapuava, Piraquara, Campo Largo, Foz do Iguaçu e Curitiba. 

São 12 mil domicílios escolhidos por sorteio em 87 cidades paranaenses. Todos os entrevistadores estão identificados com coletes da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), responsável pela realização do trabalho, e com crachás que contém QR codes com suas identificações. Para dar mais tranquilidade aos cidadãos e aos gestores municipais, os entrevistadores estão orientados a se apresentar nas sedes da Polícia Militar de cada cidade antes de iniciar o trabalho de campo. 

De acordo com o chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Sesp, que coordena o projeto, tenente-coronel Cláudio Todisco, a análise vai orientar políticas públicas cada vez mais efetivas no combate ao crime no estado. “A pesquisa tem contado com a colaboração de muitas pessoas que entenderam a importância de participar desse trabalho para o diagnóstico de segurança no Paraná”, afirma.

O projeto é liderado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Sesp com o apoio do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais informações sobre identificação dos entrevistadores podem ser conferidas neste LINK.

GALERIA DE IMAGENS