Pesquisa da Segurança Paraná 2025 avança com mais da metade das entrevistas concluídas 17/09/2025 - 16:27

Mais da metade das entrevistas da Pesquisa da Segurança Pública 2025 já foram concluídas. Dos 12 mil domicílios paranaenses definidos, cerca de 6,2 mil já foram visitados pelos entrevistadores da Secretaria da Segurança Pública (SESP) com o questionário que vai ajudar na avaliação da percepção da segurança dos cidadãos. Vários aspectos são abordados, como: a presença de policiais nas ruas, iluminação urbana e cuidado com os espaços públicos; além de informações sobre as pessoas terem sofrido alguma violência e se reportaram à polícia.
A pesquisa está cobrindo 87 municípios e é inédita nessa magnitude. O último levantamento semelhante aconteceu há mais de 20 anos e foi feito apenas em Curitiba e Foz do Iguaçu. Nesta semana, os pesquisadores estão em Telêmaco Borba, Reserva e Roncador, Quatro Barras e Campo Magro. “Já foram aplicados mais de 50% dos questionários em um ritmo muito positivo. O resultado nos coloca cerca de um mês adiantado no cronograma previsto inicialmente”, afirma o tenente-coronel Cláudio Todisco, chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Sesp.
Antes de iniciar os trabalhos de campo as equipes de entrevista se apresentam às sedes da Polícia Militar (PMPR) dos municípios. Só então passam a visitar os domicílios, que foram definidos por critérios científicos. Todos os entrevistadores estão identificados com coletes da SESP na cor azul, documentos e crachás com QR codes para verificação de suas credenciais.
O projeto é liderado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Sesp com o apoio do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais informações sobre a identificação dos entrevistadores e o andamento da pesquisa podem ser conferidas nesse LINK.