Paranaguá sedia reunião regional dos CONSEGs durante a Missão Paraná IV 10/12/2025 - 10:16
Paranaguá sediou, nesta terça-feira (9), a reunião regional dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs), promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) como parte da programação da Missão Paraná IV. A iniciativa integra o roteiro de atividades no Litoral e tem como objetivo aproximar o Governo do Estado das comunidades e ampliar a participação da sociedade na construção das políticas de segurança pública.
O encontro reuniu representantes das forças de segurança, lideranças comunitárias e integrantes dos CONSEGs de diversos municípios do Litoral, fortalecendo o diálogo direto entre Estado e população e possibilitando o levantamento de demandas específicas de cada região.
Durante o evento, o chefe do Centro Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CECONSEG), coronel Chehade Elias Geha, destacou a importância da escuta ativa da comunidade para direcionar as ações de segurança.
“Agora nós abrangemos todos os municípios litorâneos, trazendo a comunidade junto com as forças policiais para compreender quais são as sensações de insegurança que eles nos apresentam, para que possamos tomar as providências necessárias para inverter essa situação, mostrando que o Estado e a Secretaria estão presentes, junto com a comunidade, para atender as suas necessidades”, afirmou.
Participaram da reunião o secretário municipal de Segurança e Trânsito de Matinhos, coronel Tavares; o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Matinhos, capitão Satel; o comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Matinhos, capitão Tiago; o delegado da Polícia Civil de Matinhos, Matheus Campos Pessoa Duarte; o presidente do Conseg Matinhos, sargento Ramos; o presidente do Conseg Pontal do Paraná, Bruno Luis; e a presidente da Associação de Moradores de Vila Nova, Leda Cristina.
Ao final do encontro, o coronel Chehade ressaltou que a segurança pública depende de uma atuação integrada entre forças policiais e demais áreas do poder público. “Muitas providências, às vezes, não dependem diretamente da presença policial. É fundamental que a administração pública esteja próxima da comunidade, investindo em ações como a construção e manutenção de calçadas para evitar atropelamentos e na melhoria da iluminação pública, de forma a eliminar pontos sensíveis onde criminosos possam se aproveitar da ausência de estrutura”, concluiu.
MISSÃO PARANÁ - A programação da Missão Paraná IV segue até sexta-feira (12), com reuniões de CONSEGs, palestras, atividades de integração e ações de aproximação entre as forças de segurança e as comunidades de Antonina, Morretes, Paranaguá, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos e ilhas da região.
















