Paraná recebe comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para discutir qualidade de vida e segurança no trabalho 20/10/2021 - 17:58

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) recebeu, nesta terça-feira (19/10), uma visita de orientação técnica dos representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que vieram para avaliar o alinhamento do Estado com as políticas nacionais relativas à qualidade de vida dos profissionais de segurança pública. A comitiva nacional continuará no Paraná nos próximos dias (20 e 21/10), com o objetivo de visitar unidades, conhecer programas e ações voltados aos servidores.

 

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, explicou que a Sesp busca priorizar a saúde do servidor. “O programa de saúde mental do Estado tem ajudado os profissionais da segurança pública em diversas vertentes, buscando impedir que o trabalho nesta área torne-se uma matriz de estresse. O nosso propósito tem sido reconhecer o seu tempo, o seu esforço e suas ideias, e mostraremos isso aos representantes nacionais neste primeiro momento”, disse.

 

De acordo com o Diretor-Geral da Sesp, coronel João Alfredo Zampieri, um dos objetivos da visita da comitiva é verificar como estão sendo aplicados os recursos nacionais no eixo da valorização dos profissionais de segurança pública. “Eles vêm para avaliar quantitativamente e qualitativamente o quê está sendo feito, ou seja, os resultados obtidos até o momento, e nós temos o que mostrar”.

 

“A comitiva da Senasp apresentou projetos que visam atender os profissionais de segurança pública em todos os estados da federação. A partir disso, cabe a nós alinharmos as nossas ações com as deles, a fim de dar o devido direcionamento aos recursos disponibilizados”, concluiu o coronel Zampieri.

 

Neste primeiro momento, representando o Ministério da Justiça, o major Diego Remor Moreira Francisco fez uma apresentação sobre o projeto nacional PRÓVIDA, que abrange programas que a Senasp possui na área de valorização profissional, que buscam garantir melhoria na qualidade de vida para o profissional da segurança pública.

 

Logo em seguida, os representantes da Sesp explanaram sobre o Prumos, programa estadual que oferece suporte à saúde mental do servidor da segurança pública e aos seus familiares. Foram apresentadas as diretrizes, a estrutura, os resultados dos últimos meses, como é feita a avaliação psicológica interna e demais características que definem o programa.

 

“Nossa integração é fundamental para que possamos buscar, junto às instituições vinculadas com a segurança pública, quais são as medidas que podemos desenvolver em conjunto e, ao mesmo tempo, discutir o suporte necessário para que as coisas efetivamente aconteçam. Preliminarmente, para nós, o programa Prumos já demonstra estar alinhado com a Política Nacional de Segurança Pública e com o Plano Nacional de Segurança Pública, trazendo um diferencial para o estado do Paraná”, contou o major.

 

A Coordenadora estadual do Prumos e chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Sesp, Patrícia Manica, esclareceu que o programa é custeado tanto pela União quanto pelo Estado, portanto, essa integração entre as políticas nacionais com a Sesp é relevante para o futuro do projeto no Paraná. “Nosso foco não é prestar contas do Prumos, mas sim apresentar os resultados obtidos, de modo a comprovar sua eficiência e necessidade de ser continuado. A prioridade sempre será a saúde e a qualidade de vida dos servidores do estado”, diz.

 

“Vejo que o estado do Paraná encontra-se em uma posição de destaque nesse contexto, justamente por termos conseguido implantar, em tão pouco tempo, um programa com atendimento integral ao profissional e a seus familiares com resultados sólidos. Com esta visita, destrinchamos algumas diretrizes do Prumos, seus processos de atendimento e as ações estratégicas já implementadas nestes últimos meses”, completou a coordenadora estadual do Prumos.

 

A comitiva nacional continua até quinta-feira (21/10) com a visitação técnica nas estruturas relativas às forças vinculadas com a Sesp, passando por delegacias, penitenciárias, unidades da Polícia Militar, além de uma das edificações próprias de atendimento do programa Prumos.

 

Compõe a comitiva da Senasp o Coordenador-geral de Polícias para os Profissionais de Segurança Pública, Diemerson Gomes Santana e os servidores Mobilizados da Secretaria Nacional de Segurança Pública, major Diego Remor Moreira Francisco e o capitão Ronaldo Aparecido de Melo.

 

Pela Secretaria da Segurança Pública, estiveram presentes neste primeiro encontro o Secretário Marinho; o Diretor-Geral da Sesp, coronel João Alfredo Zampieri; o Diretor-Geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; a Coordenadora estadual do programa Prumos, Patrícia Manica; o Assessor da Assessoria de Planejamento Estratégico da Sesp, capitão Rafael Cordasco Penkal; o Chefe do setor de engenharia da Sesp, tenente-coronel Ivan Fernandes; a integrante da Assessoria de Planejamento Estratégico, Tatiana Dallastra, além de representantes das polícias Civil e Militar, bem como do Departamento Penitenciário do Paraná, e demais autoridades.

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS