Paraná adere ao projeto federal de atendimento psicológico, Escuta Susp 07/06/2025 - 15:51
O Paraná é um dos estados brasileiros que aderiu ao Escuta Susp, um atendimento psicológico gratuito para profissionais do Sistema Único de Segurança Pública mantido pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP). O atendimento do programa abrange o acolhimento, psicoterapia e promoção à vida.
O objetivo é ampliar os serviços, incluindo psiquiatria e gerenciamento de terapia medicamentosa. O projeto federal, que foi iniciado em maio de 2024, é conduzido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
As consultas são on-line, sigilosas e são feitas pela própria plataforma do Escuta Susp. Protocolos terapêuticos específicos para agentes de segurança serão criados a partir da experiência com o programa.
Para acessar o Escuta Susp, os servidores devem acessar o site, preencher o cadastro e anexar a carteira funcional com vínculo institucional. Logo após, receberá por e-mail um link para agendamento e poderá escolher horário e o terapeuta que o atenderá.
Os atendimentos iniciais são feitos por psicólogos do último ano de graduação e os acompanhamentos mais complexos são direcionados a psicólogos mestrandos ou doutorandos. Cada situação é analisada individualmente com possibilidade de encaminhamento do servidor para o atendimento presencial, se for necessário.
O endereço do Escuta Susp é: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/escuta-susp