Missão Paraná III apresenta redução de crimes e reforça integração das forças de segurança em Ponta Grossa 06/11/2025 - 19:47
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) apresentou nesta quarta-feira (5) em Ponta Grossa os resultados das ações integradas das forças de segurança na região, O encontro integra a programação da Missão Paraná III e reuniu autoridades locais, representantes das forças de segurança e lideranças da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), com foco na integração regional e na apresentação de indicadores positivos da área da segurança pública.
“Posso afirmar com tranquilidade que vivemos o melhor momento da segurança pública no Paraná. Reestruturamos a Polícia Civil, a Polícia Científica, a Polícia Penal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros com investimentos decisivos do governador Ratinho Júnior. Hoje alcançamos os menores índices de homicídios e roubos da nossa história, resultado de um trabalho técnico, integrado e comprometido com a proteção da população”, afirmou o secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
Os dados, referentes ao período de janeiro a setembro deste ano, mostram redução expressiva nos principais indicadores criminais em comparação com 2024. Entre os destaques, o número de homicídios caiu 60% em relação ao ano anterior — passando de 115 para 46 ocorrências no período. Os roubos também registraram queda significativa, com redução de 36%, e os furtos e roubos de veículos diminuíram 39%. Já os furtos em geral apresentaram redução de 11%, o que representa 779 crimes evitados em relação ao período de 2024.
Os resultados refletem o trabalho integrado entre as forças de segurança, com ações estratégicas e operações conjuntas para combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população. Os índices reforçam o impacto positivo da atuação conjunta entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros, além do suporte técnico e operacional das unidades especializadas.
MISSÃO PARANÁ — A iniciativa tem como objetivo aproximar o Governo do Estado das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná. A proposta é descentralizar as ações da Secretaria, promovendo o diálogo direto com gestores municipais, representantes da sociedade civil e comunidades locais. Nesta edição, a ação que segue até a sexta-feira (7) percorre as regiões Central e dos Campos Gerais, passando pelos municípios de Telêmaco Borba, Carambeí, Ponta Grossa, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Guarapuava e Tibagi.










