Grupo iCities visita Centro de Controle de Operações no Litoral e reforça integração entre segurança e tecnologia 22/01/2026 - 18:46
Nesta quinta-feira (22), o presidente do conselho do Grupo iCities — instituição que coordena o Smart City Expo Curitiba —, Beto Marcelino, esteve no Centro de Controle de Operações (CCO) da Secretaria de Segurança Pública (SESP), no litoral do estado, para conhecer de perto o funcionamento do espaço e discutir a segurança em cidades inteligentes. A visita evidenciou o impacto positivo da tecnologia na segurança no estado, especialmente durante o Verão Maior Paraná, reforçando a eficiência das operações e a proteção da população.
Durante o encontro, o presidente do Grupo iCities entregou pessoalmente um convite à SESP para participar do Smart City Expo Curitiba 2026, ressaltando a importância de integrar experiências de segurança pública e tecnologia no evento, além de promover a troca de soluções inovadoras e fortalecer a construção de cidades mais seguras e conectadas.
“Esta é uma oportunidade para mostrarmos como a tecnologia aplicada à segurança pública contribui para o desenvolvimento do estado e para a proteção da população. Agendas como esta nos permitem trocar experiências, conhecer soluções inovadoras e avançar na construção de cidades mais inteligentes, conectadas e seguras”, afirmou o coordenador do CCO, coronel Saulo de Tarso Sanson.
A participação da SESP no Smart City Expo Curitiba 2026 permitirá apresentar soluções inovadoras em segurança pública, como o programa Olho Vivo, que integra monitoramento por câmeras de alta tecnologia em diferentes pontos das cidades, permitindo acompanhamento em tempo real e resposta rápida a situações de risco. O evento também será uma oportunidade de discutir boas práticas e compartilhar experiências com outros estados e instituições do setor.
O presidente do Grupo iCities destacou ainda a relevância de iniciativas como o CCO da SESP no fortalecimento da segurança estadual, mostrando que a integração de tecnologia e gestão eficiente contribui diretamente para a proteção da população e a melhoria da experiência urbana.
“Foi uma satisfação conhecer o Centro de Controle de Operações, um espaço altamente desenvolvido que está proporcionando mais segurança durante o Verão Maior Paraná, do Governo do Estado. Podemos perceber, nas ruas, que a população está mais protegida”, afirma Marcelino.
O Smart City Expo, em sua 7ª edição, reunirá gestores públicos, empresas de tecnologia e especialistas de todo o Brasil, consolidando-se como um espaço estratégico para debater o futuro das cidades inteligentes, conectadas e seguras.
LABSEG — Também durante a visita, foi destacada a atuação do Laboratório de Inovação em Segurança Pública (LabSeg), iniciativa da SESP voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da área, por meio da conexão entre governo, academia e startups. O LabSeg tem sido reconhecido nacionalmente por fomentar a inovação aberta e o uso estratégico da tecnologia na segurança pública.
“Já estamos em uma fase avançada de parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e o iCities passa a ser um parceiro importante na divulgação dos desafios para que startups possam desenvolver soluções inovadoras voltadas à área de segurança pública”, afirma o major da PMPR Diego Nogueira.






