Feira Paraná em Ação: Polícia Penal expõe trabalhos confeccionados com mão de obra prisional, em Jandaia do Sul 05/04/2024 - 17:11

Trabalhos confeccionados por pessoas privadas de liberdade (PPL), custodiadas no complexo penitenciário de Maringá, foram apresentados, nesta semana, em mais uma edição do Paraná em Ação, que ocorreu nos dias 3, 4 e 5 em Jandaia do Sul, no norte do Paraná. A iniciativa do Governo do Estado foi coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJU), com apoio da Prefeitura Municipal e levou diversos serviços para a comunidade, incluindo emissão de documentos, como RG, no salão paroquial da igreja matriz. O objetivo principal foi oferecer, em um único lugar, serviços gratuitos que promovam a cidadania, a defesa de direitos e a inclusão social da população.

A feira recebeu um estande com produtos feitos por custodiados do sistema prisional paranaense, incluindo artesanatos, confecção e estamparia de uniformes, quimonos, caminhas pet, amigurumis, entre outros.

“O Paraná em Ação permite que a Polícia Penal se aproxime da população, mostrando à sociedade o complexo trabalho desenvolvido por seus profissionais no âmbito das unidades prisionais. Temos a oportunidade de apresentar aos munícipes o serviço de excelência que vem sendo executado pela PPPR em relação à segurança interna e externa de seus estabelecimentos penais, os equipamentos utilizados nas ações operacionais e todas as atividades educacionais e laborativas voltadas ao tratamento penal das pessoas privadas de liberdade”, destaca o diretor da regional administrativa da Polícia Penal do Paraná em Maringá, João Victor Toshiaki Ferreira Fujimoto.

“É muito gratificante poder divulgar o trabalho da Polícia Penal. É uma expansão do nosso trabalho, saindo das penitenciárias e vindo atender a comunidade”, explica o policial penal Ismael Meira

A professora Simone Araújo Oribes da Silva levou seus alunos do oitavo ano da Escola Cívico Militar de Jandaia do Sul para conhecer o trabalho das forças de segurança na feira. “Meu objetivo com a visita é estimular os estudantes a sonhar com uma carreira, apresentando profissionais admiráveis nos quais os alunos possam se espelhar no futuro", explica. "Os olhos deles brilharam quando passaram nos estandes dos bombeiros, da polícia militar e da polícia penal. Eu vejo isso como um exemplo a ser seguido por eles", complementa Simone.

A equipe do Setor de Operações Especiais (SOE), da PPPR de Maringá também esteve presente expondo as Tecnologias Não Letais (TNL), e o Setor do K9 com o cão policial ‘Glock’, que foi um grande sucesso no evento.

UNIDADE M[OVEL DE MONITORAÇÃO ELETRÔNICA – Esteve presente na feira a primeira unidade móvel de monitoração eletrônica do país. Essa unidade registrou sua primeira atuação durante a Operação Verão Maior Paraná Seguro e agora vai percorrer o Paraná, onde fará instalações e troca de tornozeleira, atuando ainda na reorientação. O automóvel é totalmente estruturado internamente com sistema virtual, computadores, televisores de alta definição, impressora e sistema de refrigeração. É um reforço de destaque para a ação integrada das forças de segurança paranaenses.