Enfermeira da Polícia Penal recebe prêmio de excelência acadêmica pela Universidade Federal do Paraná 20/02/2024 - 15:45

Excelência profissional e, agora, reconhecimento de excelência acadêmica devidamente laureada pela mais importante instituição de ensino do estado, a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A agente profissional enfermeira, Marta Cossetin Costa, pertencente ao quadro da Polícia Penal do Paraná (PPPR) há 15 anos na cidade de Foz do Iguaçu, recebeu o prêmio de Excelência Acadêmica de 2023 da UFPR. O prêmio é o devido reconhecimento à sua tese de doutorado intitulada “Doença Crônica e Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade à Luz da Teoria Salutogênica: Estudo de Métodos Mistos”, defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF). O trabalho desenvolvido foi eleito o melhor e mais relevante trabalho acadêmico de 2023 no programa da UFPR.

O diretor-adjunto da PPPR, Mauricio Ferracini, ressalta a importância da conexão do departamento com outras instituições públicas: “A aproximação de órgãos públicos ao sistema prisional, principalmente de instituições de ensino, é muito importante para o nosso desenvolvimento porque é um campo vasto para estudos. O trabalho muito bem referenciado da Marta demonstra que o ambiente prisional é abundante para a pesquisa de cunho científico, que merece atenção de todos os seguimentos, principalmente da academia”.

Marta iniciou sua vida acadêmica pouco antes do ingresso na Polícia Penal, realizado em 2008. Com quatro pós-graduações latu-senso, além de mestrado e doutorado, a profissional concilia as atividades funcionais e acadêmicas. Sua pesquisa realizada no ambiente prisional une relevância à ciência e ao conhecimento científico, com a prática cotidiana da profissão, como ressalta a profissional: “Meus estudos acadêmicos vinculam-se diretamente à minha atuação profissional como enfermeira em unidade de saúde prisional, na medida em que minha pesquisa de tese trabalhou com dados epidemiológicos acerca do processo saúde e doenças das pessoas presas da cidade de Foz do Iguaçu, além do potencial das ações de enfermagem junto a pessoas presas para manejo de doença crônica”, explica Marta.

O diretor da regional administrativa da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, frisa a importância de contar com profissionais de alta qualificação na Polícia Penal: “Um serviço público de excelência, se faz primeiramente com profissionais competentes e destacados em seu meio de atuação, contar com uma profissional gabaritada como a enfermeira Marta é realmente um privilégio e um orgulho para todo o Departamento”, destaca.

A Polícia Penal do Paraná reconhece e incentiva seus servidores a desenvolverem suas habilidades e a produzir conhecimento técnico e científico de excelência enquanto exercem atividades correlatas às suas respectivas carreiras. Sendo o ambiente prisional um grande objeto de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. “O apoio da PPPR consistiu na possibilidade de frequentar as aulas do curso de doutorado, com posterior reposição de horas. Também houve colaboração na autorização da pesquisa que foi realizada nas unidades penais da regional administrativa de Foz do Iguaçu, e em especial, da diretoria desta regional e servidores da equipe de segurança que se mobilizaram para que o acesso às PPLs fosse possível para a execução da pesquisa”, explica Marta.

A Polícia Penal do Paraná parabeniza a Agente Profissional Marta Cossetin Costa pelo seu merecido prêmio, e segue apoiando e incentivando ações congêneres, desenvolvendo, também, de forma interna através da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Paraná cursos e qualificações em diversas áreas relacionadas ao âmbito prisional.