Com 95% das entrevistas realizadas, Pesquisa de Segurança está na reta final 05/12/2025 - 13:31
A Pesquisa de Segurança Pública Paraná 2025 está na reta final, com 95% das entrevistas já realizadas. Desde agosto, os entrevistadores da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) percorrem 87 municípios e registrando as impressões da população a respeito de como eles percebem a sensação de segurança em suas cidades e bairros, se já sofreram algum tipo de violência ou foram vítimas de crimes e se registraram ou não as ocorrências com as autoridades policiais.
No total, pessoas em 12 mil domicílios paranaenses estão sendo abordadas com visitas dos entrevistadores que aplicam um questionário com cerca de 120 perguntas sobre como elas se sentem em relação à presença de policiais nas ruas, resposta a denúncias, facilidade para registrar boletins de ocorrência ou mesmo como está a iluminação pública em suas ruas ou a manutenção dos equipamentos públicos nas cidades. Nesta semana as equipes passam por Curitiba, Londrina, Castro e Cruzeiro do Oeste. Na próxima semana é a vez de Paranavaí.
Todos os dados colhidos das respostas serão verificados pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Sesp para avaliar a percepção da população a respeito da segurança pública e elaborar políticas públicas específicas que atendam às características das localidades e perfis indicados pelos cidadãos sobre o tema. O estudo nesta magnitude é inédito no Paraná, outro levantamento semelhante foi realizado apenas em Curitiba e Foz do Iguaçu há mais de 20 anos.
De acordo com o coordenador do Cape, coronel Cláudio Todisco, o objetivo da Sesp é cruzar as informações e aplicar os resultados em planejamentos de segurança específicos. “Estamos na fase final de coleta de dados para início da produção dos relatórios que nos ajudarão nos diagnósticos da segurança pública”, explica. Todos os entrevistadores vão a campo uniformizados com coletes azuis da Sesp e crachás com suas credenciais e um QR Code para que os entrevistados possam conferir no site da Sesp.
Antes de iniciar o trabalho de visita aos domicílios, os entrevistadores se apresentam às sedes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) de cada município e só então passam à coleta dos dados dos entrevistados, escolhidos aleatoriamente e por rigorosos critérios de metodologia científica. O projeto é liderado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Sesp com coordenação do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais.
Todos os detalhes do levantamento, credenciais dos pesquisadores, objetivos e atualizações da Pesquisa de Segurança Pública Paraná 2025 podem ser encontradas no site da Sesp neste LINK.



