Campeonato de futsal como alternativa de ressocialização na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste 13/03/2024 - 16:40

A premiação aos times vencedores do 1º, 2º e 3º lugar do Campeonato de Futsal da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO) aconteceu nesta terça-feira (12). O torneio teve a participação de aproximadamente 500 homens privados de liberdade, sendo que 21 deles alcançaram o pódio, com direito a medalhas aos três times e troféu para o time que ficou na primeira colocação.

O diretor da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO), Sandro Marcos Bariquelo, parabenizou os participantes pelo empenho e dedicação no projeto: “O esporte é uma grande ferramenta na humanização na pena e deve ser inserido na integração dos instrumentos educacionais. As atividades esportivas são sempre muito bem-vindas na unidade e o campeonato de futsal é um dos eventos mais aguardados durante o ano”.

A ação é uma das atividades realizadas na unidade prisional que compõe o projeto Esporte é Vida, criado em 2016 na PECO. Ele é desenvolvido ao longo do ano por meio da parceria entre a direção da PECO, o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Professor João da Luz, o Conselho da Comunidade da Comarca de Cruzeiro do Oeste e a direção regional.

O projeto tem o objetivo de trazer benefícios para a saúde física, melhorar o bem-estar psicológico e reforçar por meio da prática esportiva atitudes de respeito, dedicação, aceitação social, trabalho em grupo, organização pessoal, ética e obediência. O diretor regional de Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis, ressalta que projetos esportivos contribuem para que os apenados aprendam a lidar com as emoções e também desenvolvam de forma mais saudável o convívio social entre eles e os servidores: “Os participantes se confraternizam e demonstram sempre satisfação por participar do projeto. Todo ano fazemos uma seleção de perfil para realizar a classificação e temos bastante adesão dos custodiados”.

Para a diretora do CEEBJA Professor João da Luz, Silvia Galerani, a prática esportiva apresenta-se como mais uma alternativa para o desenvolvimento de valores sociais, morais e éticos tão necessários para a formação humana: “O esporte também aumenta a capacidade de raciocínio, de memória e de percepção, estimulando até mesmo o rendimento escolar”