Abertura institucional do Junho Paraná sem Drogas reuniu servidores no auditório da Sesp 01/06/2023 - 18:04

Os servidores da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) participaram da abertura institucional da campanha Junho Paraná Sem Drogas, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (01) no auditório da Cidade da Polícia em Curitiba. O evento, que contou com uma palestra e com a apresentação do Programa Prumos, foi organizado pelo Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas (NEPSD) da Sesp.

No Paraná, o mês de junho é marcado pela prevenção ao uso de drogas desde 2015. O objetivo é conscientizar e promover em todo Estado atividades de combate ao consumo de substâncias entorpecentes. Além das ações voltadas ao público externo, o NEPSD também realiza ações voltadas aos servidores da Sesp.

Para o chefe do Núcleo, o delegado Renato Bastos Figueiroa, a ideia de fazer uma abertura institucional voltada aos servidores surgiu a partir da constatação da importância de conversar sobre a problemática das drogas ilícitas também com os trabalhadores da segurança pública, não somente com o público externo.

“A abertura institucional do Junho Paraná sem Drogas deste ano foi planejada para demonstrarmos todo o nosso cuidado e preocupação com os nossos servidores. Nossos policiais assumem o compromisso de defender a sociedade, inclusive com sua própria vida, se for o caso. Sendo assim, nada mais justo que tenhamos um olhar especial para estes servidores”, disse Figueiroa.
 
O encontro desta quinta-feira contou com a palestra “Qualidade de vida na família e no trabalho”, ministrada por José Augusto Soavinski, que também é servidor da Sesp e atua no NEPSD ministrando palestras por todo o Paraná. Para ele, a prevenção é o melhor caminho de combate às drogas.

“A importância do Junho Paraná sem Drogas está na defesa da vida através de alertas à nossa juventude, aos pais e familiares com relação ao perigo que são as drogas. A prevenção passa pela educação, por isso temos uma programação extensa com palestras em diversos locais”, afirmou Soavinski.

De acordo com ele, as palestras preventivas são direcionadas a diversas audiências, como associações de comunidade, igrejas e retiros de jovens. Porém, o principal público visado pela campanha são os estudantes. De 12 a 23 de junho, por exemplo, Soavinski irá palestrar em escolas públicas de Paranaguá, no litoral paranaense. A estimativa é que 3 mil alunos da região sejam impactados pelas ações.

Além da participação de Soavinski, os servidores puderam assistir a uma apresentação do Programa Prumos, que é desenvolvido pela Sesp e tem como foco a saúde mental dos trabalhadores da segurança pública e de seus familiares. A apresentação foi conduzida pela chefe do Centro de Acompanhamento de Programas Biopsicossociais, a capitão Ronise Stein Piancini.

A apresentação teve como objetivo divulgar o Prumos aos servidores, esclarecer como eles podem buscar o programa e quais os caminhos para chegar até o atendimento, seja por iniciativa própria, por determinação de um superior ou por indicação de amigos e colegas.
 
“Queremos que nossos servidores prestem atenção nos seus colegas de trabalho, nos seus familiares, para poder indicá-los para o atendimento do Prumos. Também ressaltamos a questão do uso de substâncias entorpecentes, destacando que, através do programa, é possível passar por anamnese e conseguir indicações de onde buscar ajuda psiquiátrica e uma rede de suporte”, destacou a capitão Ronise.

LANÇAMENTO OFICIAL - A campanha terá seu lançamento oficial na próxima segunda-feira, dia 05 de junho. O evento acontecerá no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Na ocasião, será lançado o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (2023-2026). Os interessados em participar devem se inscrever através de formulário online.
 

GALERIA DE IMAGENS