Reencontro de policiais com recém-nascida gera comoção durante solenidade militar 21/05/2019 - 17:30
A situação, por mais desesperadora que fosse, foi conduzida calmamente pelos soldados Leonardo Rodrigues Martinez, Sidney de Oliveira e Paulo Sérgio Evangelista de Souza que, desde o curso de formação de policiais, tiveram o treinamento adequado para saber o que fazer nesse tipo de caso.
O reencontro entre os policiais e a bebê Rafaela, que hoje possui 16 dias, aconteceu na manhã de segunda-feira (20/05), durante a Solenidade Militar em homenagem ao Patrono da Polícia Militar do Paraná, o coronel Sarmento. Os pais da criança organizaram a surpresa. “Eu chorei de medo, mas hoje choro de alegria e gratidão a esses policiais que me socorreram tão rapidamente”, disse Hevelin, a mãe de Rafaela.
O procedimento utilizado para salvar a criança se chama Manobra de Heimlich, que é um movimento que expulsa qualquer corpo estranho que esteja obstruindo as vias respiratórias da vítima.
“Não é um tipo de ocorrência comum. Todos veem a PM como o órgão que serve apenas para punir, mas esquecem que há o lado humano do policial, que muitas vezes fica em segundo plano por conta das outras ocorrências que atendemos. Mas o policial tem que ter o treinamento básico de primeiros socorros, para poder atender a todos”, afirma o oficial de comunicação do 7º BPM, Tenente Rafael Lemos Pacheco.