Policiais militares passam por instrução de atendimento pré-hospitalar tático na RMC 02/04/2019 - 10:23
Um treinamento tático envolvendo os policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM) marcou amanhã deste sábado (30/03) em São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana. A capacitação envolveu estudantes de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrantes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
De acordo com o comandante do 17º Batalhão, tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, 60 militares estaduais que atuam no serviço operacional passaram pelo Curso de APH Tático (atendimento pré-hospitalar) para afinar procedimentos que podem ser aplicados em casos de emergência, em ocorrências com confronto armado, resgate e remoção de feridos.
“Queremos aperfeiçoar o policial militar, pois há um risco muito grande em confrontos armados e se houver feridos, é preciso saber dar o devido atendimento à vítima. Com esse treinamento as equipes poderão aplicar as técnicas necessárias até que chegue o socorro e possa ser encaminhado ao hospital. O mais importante para nós é a preservação da vida, independente de quem seja”, disse.
O local do exercício foi o Centro de Treinamento Leandro Silva, onde já ocorrem outros treinamentos com policiais militares, principalmente com as equipes da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM). “Já temos uma parceria com a PM há mais de 30 anos e sempre tivemos simpatia pelo trabalho feito pela Corporação. Queremos melhorar a capacitação dos nossos policiais militares, pois sabemos que quem ganha com isso é a comunidade com um serviço de melhor qualidade”, disse Elievan Alves da Silva, responsável pelo centro de treinamento.
O exercício contou com o apoio de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Os policiais receberam as instruções do comandante da aeronave, capitão Marcio Valim de Souza, antes da atividade.
A missão do grupo foi adentrar em um terreno dominado por adversários e resgatar feridos, fazendo os primeiros atendimentos no local e avaliando os casos para que as vítimas fossem levadas de aeronave para o atendimento médico. Os alunos da UFPR participaram do treinamento na condição de vítimas e trocaram informações e experiências com os policiais militares.