Polícia Civil registra queda de 33,3% no número de homicídios e de 19,5% em lesão corporal no litoral durante temporada de verão 29/01/2020 - 10:20

O balanço de 30 dias da Polícia Civil do Paraná aponta queda de 33,3% no número de homicídios consumados e uma redução de 50% no número de tentativas de homicídio nas praias do estado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (24/01) em coletiva de imprensa, em Matinhos, no litoral do Paraná. “Isso é resultado do planejamento e do trabalho integrado e da boa atuação da Polícia Civil aqui no litoral”, disse o Coordenador Estadual do Verão Maior e secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Pela Polícia Civil, por conta do reforço de diligências e de ações integradas, comparando os primeiros 30 dias desta temporada com o mesmo período da anterior, os roubos caíram 43,75% (de 64 reduziu para 36), e os furtos tiveram uma queda de 9,22% (412 foi para 374) nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

“O crime de roubo, por exemplo, a pessoa que está cometendo o crime ela usa de violência ou grave ameaça, geralmente ela está preparada com uma arma, com uma faca, uma coisa para exercer essa violência. No entanto, quando o policiamento é forte, o marginal não se expõe tanto, e a tendência é reduzir”, conta o Coordenador do Verão Maior pela Polícia Civil, delegado Gil Tesseroli.

Os homicídios foram reduzidos de três para dois casos, e nas duas situações os autores dos crimes acabaram presos. Os casos de lesão corporal também tiveram queda de 19,59% (de 97 caiu para 78). Operações também foram desencadeadas com os grupos especiais (Centro de Operações Policiais Especiais - COPE e o Grupo Tigre), com o suporte aéreo do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil (GOA).

“A Polícia está com equipes reforçadas no litoral do Paraná para dar celeridade aos procedimentos de polícia judiciária e atuar juntamente com outros órgãos de segurança pública e poder judiciário buscando a redução da criminalidade no geral. Os desafios são grandes, mas nosso trabalho não para nunca e com isso conseguimos bons resultados”, completa o delegado Gil.

Somado ao trabalho investigativo e de operações, a Polícia Civil desencadeou uma série de ações sociais e de cunho educativo no Litoral. As equipes estiveram presentes na feira de serviços gratuitos da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho em Matinhos e Guaratuba e fizeram orientações sobre o registro de Boletim de Ocorrência de extravio ou perda de documentos. Na Praia Central de Guaratuba e em Matinhos, as equipes do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente) e do Sicride (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas) entregaram materiais educativos e pulseirinhas de identificação para as crianças que chegavam às praias.