Sesp promove visita de servidores à unidades da Polícia Penal do Paraná 27/05/2025 - 17:51

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná promoveu, nesta terça-feira (27), uma visita dos servidores do setor administrativo da Pasta ao Complexo Penitenciário de Piraquara, da Polícia Penal do PAraná (PPPR). A ação faz parte do ciclo de visitação às forças de segurança vinculadas à Sesp, com o objetivo de promover a integração entre os servidores e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições do sistema penitenciário.
“Durante a visita, o grupo conheceu a Penitenciária Central do Estado - Unidade de Progressão (PCE), com capacidade para 576 internos, atualmente abrigando 546. A unidade é voltada para a ressocialização dos presos, por meio de educação, trabalho e atendimentos básicos, incluindo saúde, apoio psicológico, assistência social e pedagógica. Essa é uma oportunidade de troca de experiências e de entender melhor como funciona o trabalho realizado”, falou Claudia Grignet Fardoski Souto, diretora da PCE. Eles também estiveram no Centro de Integração Social e na Penitenciária Estadual de Piraquara I.
No início da visita, os servidores acompanharam uma apresentação institucional sobre a estrutura física e organizacional das unidades, com foco na rotina, nos objetivos da política penitenciária e nas ações voltadas à ressocialização das pessoas privadas de liberdade.
Em seguida, os visitantes conheceram a área de convívio dos detentos, os canteiros de trabalho e os espaços pedagógicos destinados à educação. As visitas proporcionaram um panorama das iniciativas de reintegração social conduzidas pelas unidades prisionais.
“A visita realizada foi importante para proporcionar uma compreensão mais profunda da realidade vivida por essas forças. Muitas demandas que chegam até a Sesp são originadas dessas instituições e, ao conhecer de perto suas condições, é possível olhar para essas solicitações com mais entendimento”, disse o cabo da PMPR Francismar de Souza Cercal Junior, que trabalha na Diretoria-Geral da Sesp.
Ele, que já conhecia o local, destacou as melhorias feitas: “Mudaram algumas coisas e agora o espaço tem instalações organizadas e bem estruturadas. A separação dos internos foi feita de forma inteligente, contribuindo positivamente para a ressocialização”, concluiu.
CICLO DE VISITAÇÕES - Toda a programação é organizada pela Diretoria-Geral da SESP em parceria com o Núcleo de Recursos Humanos Setorial. Essa foi a terceira visita do ciclo, que segue até junho deste ano e inclui as cinco instituições vinculadas à Secretaria: polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros. A próxima visita, que encerra o ciclo, levará os servidores à Polícia Civil (PCPR), no dia 09/06.