PPPR participa da campanha Maio Amarelo com ações de conscientização 16/05/2025 - 17:38

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) está promovendo uma série de ações durante o mês de maio para reforçar a conscientização sobre a segurança no trânsito. As iniciativas fazem parte da campanha Maio Amarelo 2025, movimento que busca reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito. O mês é dedicado a alertar a sociedade sobre a importância de comportamentos responsáveis ao volante.
A abertura oficial da campanha no Paraná ocorreu no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, e contou com a presença do Prefeito Eduardo Pimentel, além de membros da Polícia Penal. Após a cerimônia, a PPPR iniciou ações integradas com a Escola Pública de Trânsito de Curitiba (ABC), a Secretaria Municipal de Trânsito, Defesa Social, e outras forças de segurança. Essas atividades incluem exposições em escolas, blitz educativas e diversas ações de conscientização em locais públicos.
A PPPR realizou, nesta sexta-feira (16), uma rodada de palestras no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), com foco em segurança no trânsito. O evento contou com palestras ministradas pela diretora da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Doutora Melissa Puertas Sampaio; pelo policial rodoviário federal Paulo de Tarso Costa Queiroz; e também pelos policiais penais e idealizadores do evento, Anderson Medina e Paulo Henrique Tissi Munhoz Duarte.
A chefe de gabinete da Polícia Penal do Paraná, Juliana Heindyk Duarte, destacou a relevância da campanha. “Ao falar de trânsito, falamos do cotidiano de milhões de brasileiros, especialmente no contexto da Polícia Penal, cujas equipes de escolta, transporte e intervenção estão frequentemente no trânsito, seja em áreas urbanas ou rodovias”, afirmou Juliana.
A campanha também enfatiza a importância da capacitação dos servidores da PPPR. O policial penal Paulo Henrique Tissi Munhoz Duarte ressaltou que, devido às atribuições da instituição, que incluem escoltas, vigilância e remoções, é fundamental que os operadores de viaturas estejam bem preparados. “A conscientização no trânsito não só impacta na segurança viária, mas também na imagem da Polícia Penal perante a sociedade”, disse.
“A formação de nossos servidores é baseada em três pilares: segurança viária, segurança operacional e consolidação da imagem institucional. A segurança viária prepara o policial para atuar conforme as normas de trânsito; a segurança operacional garante que ele desempenhe suas funções de acordo com os protocolos policiais; e a consolidação da imagem institucional visa criar uma impressão positiva da PPPR junto à sociedade”, detalhou Paulo.
Outras atividades educativas estão previstas ao longo de maio, como palestras na Escola de Trânsito do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Além disso, policiais penais realizaram panfletagens e adesivagem dos veículos oficiais com mensagens sobre a redução dos acidentes e mortes no trânsito.
MAIO AMARELO - O Maio Amarelo é uma campanha que começou em 2011, quando a ONU propôs a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e fatalidades no trânsito globalmente. O movimento, que desde 2014 ocorre também no Brasil, tem como cor símbolo o amarelo, representando atenção e advertência. Em 2020, a ONU iniciou a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com uma meta ousada de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito até 2030.