PMPR promove solenidade que marca troca de comando do BOPE 19/05/2025 - 17:58

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, nesta segunda-feira (19), a solenidade de troca de comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O major Felipe Serbena, que estava a frente do batalhão desde 2023, passou a função para o tenente-coronel Cezar Hoinatski.
Durante a cerimônia, o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, relembrou sua trajetória no BOPE. “É bacana ver esse momento da unidade, que veio lá da Companhia de Choque e agora tem missões especiais bem estabelecidas. Com todo o apoio que o Governo do Estado tem dado, temos um investimento jamais visto nas operações especiais”, afirmou.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, aproveitou o seu discurso para agradecer o tempo de trabalho do major Serbena. “É uma grande alegria verificar a assunção de mais um comandante que tem efetivamente a cara do batalhão. Ao major Serbena, desejo sucesso nas novas atividades e agradeço por esse período que esteve como comandante”, disse.
Após mais de dois anos e meio de trabalho, o major Serbena deixa o BOPE para integrar a Corregedoria-Geral da PMPR. Em suas últimas palavras como comandante da unidade, ele afirmou estar satisfeito com o seu trabalho, mas garante que o BOPE pode chegar muito mais longe. “Após mudanças na gestão pessoal, pudemos trazer qualidade de vida aos nossos policiais militares. Hoje podemos dizer que o BOPE está gigante novamente”, comentou.
Já o tenente-coronel Hoinatski, estava atualmente como assessor de gabinete e chefe da segurança aproximada na Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP).
O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), promotor de justiça Francisco Zanicotti, também esteve presente na cerimônia e comentou sobre a integração entre forças. “O Ministério Público está ao lado do BOPE, prestando reverência, afirmando que somos parceiros no combate ao crime nesse estado”, ressaltou o procurador.
PRESENÇAS - De diversas autoridades civis e militares, além dos citados acima, também compareceram o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o chefe do Estado-maior da PMPR, coronel Paulo Roberto Lima; o chefe do estado-maior do CME, tenente-coronel Alexandre Lopes Dias; a chefe do centro odontológico da PMPR, coronel Letícia Chun Pei Pan; o comandante do 1° Comando Regional de Polícia Militar (1° CRPM), coronel Marcelo Roke Fávero; a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Ananda Chalegre; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), coronel Antonio Geraldo Hiller Lino; e o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochoki.