Lives da campanha Junho Paraná Sem Drogas 2021 alcançam mais de 15 mil pessoas do Brasil e de 12 países 28/06/2021 - 19:19

Lives da campanha alcançam mais de 15 mil pessoas do Brasil e de 12 países

A campanha Junho Paraná Sem Drogas 2021, lançada em 1º de junho deste ano e que seguiu até o último dia 26, teve o alcance de mais de 15 mil pessoas, de maneira direta, por meio das 36 lives transmitidas nas redes sociais do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (NEPSD) e do Conselho Estadual do Paraná de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conesd).

Dos 27 estados do Brasil, as atividades alcançaram 19. As lives também ultrapassaram fronteiras e chegaram em todos os continentes, atingindo mais 12 países, além do Brasil.

Esta é a segunda vez que a Campanha Junho Paraná Sem Drogas foi feita no modo online, com lives, e não da forma presencial, em escolas estaduais paranaenses, como acontecia em edições anteriores. A mudança foi devido à pandemia da Covid-19.

Neste ano, três regiões do país tiveram todos os estados alcançados com os conteúdos da campanha (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), enquanto na região Nordeste apenas Paraíba ficou de fora. Em relação ao Exterior, 12 países foram alcançados, sendo que o continente que mais teve alcance foi o Europeu (4), com Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido. Já na América do Sul (3), além do Brasil, Venezuela e Argentina. Na mesma quantidade, com dois países, a América do Norte (2), com Estados Unidos e Canadá, e a África (2), com Marrocos e Moçambique. O continente Asiático (1) teve apenas Japão, enquanto que o da Oceania (1), só a Austrália.

O Junho Paraná Sem Drogas é uma campanha desenvolvida pela Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp), por meio do Conselho Estadual do Paraná de Políticas Públicas (Conesd) e do Núcleo estadual de Política sobre Drogas (NEPSD) desde 2015, mas só a partir de 2018 deixou de ser realizada com ações semanalmente e passou a ser aplicada durante o mês de junho.

Durante um mês, vários convidados locais e nacionais participaram das atividades. Para o diretor do Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas (NEPSD), Renato Figueiroa, ter convidados de âmbito federal traz benefícios em vários aspectos à campanha Junho Paraná Sem Drogas, pois valoriza e enriquece o conteúdo e também dá oportunidade de esclarecer projetos à sociedade, além de apresentar as ações de âmbito federal que estão sendo desenvolvidas neste Estado com a participação do Nepsd  e do Conesd.

"Trouxemos os dois secretários nacionais, tanto da Senad quanto da Senapred, visando a oportunidade de termos um panorama completo das ações relacionadas ao combate de drogas, pois nelas encontram-se as ações de prevenção, cuidado, acolhimento e de tratamento”, disse. “Procuramos posicionar os paranaenses de como se encontra atualmente a política nacional sobre drogas, que reflete no âmbito estadual, a qual teve mudanças significativas desde o ano de 2019", acrescenta.

A Campanha Junho Paraná de 2021 foi realizada em quatro semanas, separada por temáticas que ligam ao principal tema, a política pública sobre drogas, com o intuito de que a sociedade paranaense possa estar por dentro do assunto, e também interagisse nos espaços online. Ao todo, foram 36 lives, com mais de 70 convidados, que promoveram debates pertinentes ao uso e o cenário atual no Brasil referente às drogas e ao combate delas e, também, foi destacada a importância do poder público neste meio, com a criação de leis e por meio do incentivo de campanhas para motivar a reflexão da sociedade.

SEMANA 1 - Na primeira semana, após a solenidade de abertura com autoridades de âmbito estadual, municipal e também da sociedade civil organizada, houve a palestra magna sobre a família no cenário de Drogas do Brasil, com Ronaldo Laranjeiras, médico psiquiatra e professor de Psiquiatria, além de outra sobre a prevenção de drogas durante a pandemia, com José Augusto Saovinski, economista e conselheiro do Conesd, e Nelson Venâncio Filho, investigador policial.

Também foram anunciadas as obras vencedoras do IV concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual, que teve como vencedor, na categoria escola pública, o Colégio Estadual Sagrada Família de Campo Largo, com a obra "Das cinzas às cinzas". Já na categoria escola privada, o Colégio Sesi - Afonso Pena, de São José dos Pinhais, com a obra "Pense Melhor, Pense Maior" terminou em primeiro lugar.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual do Paraná de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conesd), Luiz Carlos Hauer, o modo que a campanha foi trabalhada proporcionou um espaço de integração entre a sociedade, a academia e o governo. “Nós não podemos ficar presos à concepção básica de que só precisamos de verbas na área de prevenção e tratamento para termos ações efetivas em políticas públicas de combate a drogas; precisamos ter um aspecto muito sério em relação a isso, com apresentação e discussão de ideias sobre o tema, e creio que a realização desta campanha já é um princípio para que possamos aplicar as ações voltadas ao tratamento e prevenção no Paraná", explica.

SEMANA 2 – De 7 a 11 de junho a campanha Junho Paraná Sem Drogas 2021 houve a semana multidisciplinar, com 7 lives, em parceria com a Universidade Uninter, que convidou um professor para debater, enquanto o Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conesd) e o Núcleo Estadual do Paraná de Políticas sobre Drogas (Nepsd) convidaram um especialista para discutir especificamente a temática sobre a drogadição. As instituições representadas foram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Civil do Paraná, Secretaria estadual da Saúde, Conselho Regional de Serviço Social e o Departamento Penitenciário do Paraná.

O pró-reitor da área de extensão de pós-graduação do Centro Universitário Uninter, professor Nelson Pereira Castanheira, destaca a participação da instituição na campanha, que contou com professores ministrando palestras com informações extremamente importantes e que agregaram à sociedade.

"Os temas explorados na semana interdisciplinar da campanha foram extremamente necessários e importantes para o atual momento, e também para o pós-pandemia. Por meio das palestras foram apontadas reflexões sobre a inter-relação entre o aumento do consumo das drogas e do comportamento abusivo na pandemia, que se devem ao fato de que as drogas alteram não só os aspectos físicos, mas também emocionais e os relacionados ao pensamento e comportamento", afirma.

SEMANA 3 - A terceira semana da campanha teve 10 encontros, com temas sobre o uso de álcool e de outras drogas no trânsito, políticas públicas sobre a temática combate às drogas no âmbito federal, com foco na prevenção ao uso de drogas e também de recuperação de dependentes químicos. Dentre os convidados da semana, o secretário nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Luiz Roberto Beggiora, apresentou dados e informações sobre a estrutura nacional referente aos pilares da política nacional sobre drogas (PNDA), com base no decreto 9.761/19, e o plano nacional de políticas sobre drogas (Planad), que foi elaborado pelos ministérios envolvidos e também pelos conselhos estaduais.

"A política sobre o combate de drogas é um tema que precisamos discutir em várias esferas, não só na federal, mas na estadual e municipal também, pois é um problema que aflige toda a sociedade, sendo assim, um problema de saúde pública, segurança pública e de família. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas vem trabalhando e colocando um novo olhar sobre a questão de drogas no Brasil, ou seja, façamos a redução de oferta com um combate forte às drogas”, diz.

A terceira semana da campanha também abriu espaço para instituições que atuam no combate e prevenção de drogas como a Espírito de Unidade, a Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas, e a atuação dos Narcóticos Anônimos e Faces e vozes da Recuperação, sobre a recuperação e tratamento dos dependentes químicos. No encerramento, teve um encontro referente à temática de saúde, com Conselho Regional de Medicina sobre a atualização no tratamento das dependências químicas.

SEMANA 4 - Na última semana, a campanha promoveu o encontro com os conselhos estaduais de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, que proporcionou o detalhamento das funções dos conselhos sobre as políticas públicas sobre drogas dos estados de São Paulo (representado pela presidente Lucia Doia e o vice Marcelo Ribeiro), Rio Grande do Sul (representado pelo presidente Irany Souza) e do Paraná (presidente Luiz Carlos Hauer).

Além disso, também aconteceu a integração e o diálogo com os conselhos municipais das cidades de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Maringá, que abordaram temas pertinentes sobre a temática no combate ao uso de drogas, como a prevenção ao uso indevido, com a perspectiva do tratamento e medicamentos; o mapeamento da realidade assistencial da cidade de Foz do Iguaçu e a política sobre drogas em Maringá, junto ao debate sobre a rede de cuidado em Saúde Mental.

O encerramento da campanha, em 26 de junho, que é celebrado dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, concentrou-se no Seminário Justiça Terapêutica e uma mudança de Paradigma, com o acréscimo de três mesas com palestras sobre a temática da campanha neste ano, frisando a importância e características das Comunidades Terapêuticas.

Debates estes que foram essenciais sobre o cenário das políticas públicas no combate às drogas nas esferas municipais, sendo uma das novidades no Junho Paraná Sem Drogas de 2021, segundo o diretor do Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas (NEPSD), Renato Figueiroa. “Conseguimos esse ano integrar as ações com os conselhos municipais de drogas, trazendo-os para participarem na campanha para que eles fomentem e façam o mesmo em seus municípios. O resultado disso tudo foi muito satisfatório a nós e, em especial, a sociedade paranaense, que pode explorar melhor as dúvidas sobre este tema durante o mês de junho”, afirma.

EM TEMPO - Todas as lives da Campanha Junho Paraná Sem Drogas de 2021 permanecerão nas páginas do Facebook do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná e do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas e poderão ser acessadas a qualquer momento pelo link www.facebook.com/conesdpr/.

GALERIA DE IMAGENS