Lançamento do livro “Outras Crônicas da Vida do Policial” conta com noite de autógrafos em Curitiba 03/04/2019 - 16:31
A terceira edição do livro “Crônicas da Vida Policial” foi lançada no início da noite de terça-feira (02/04) no salão de eventos da Associação Vila Militar (AVM) em Curitiba, na Capital do estado. O livro, que foi escrito pelos majores Marcelo Toniolo de Oliveira e Marco Antônio da Silva, conta histórias engraçadas e reais do cotidiano do policial militar no trabalho.
“Quando lançamos o primeiro livro trabalhávamos no 12º Batalhão, atuávamos na rua, atendendo as ocorrências e percebemos que muitas eram engraçadas e nós nos divertíamos. Apesar do serviço ser penoso, dávamos muitas risadas, e aí surgiu a ideia de juntar essas histórias num livro, ai surgiu as Crônicas da Vida Policial e agora estamos na terceira obra”, contou o major Marco.
Segundo o major Toniolo, esse livro poderia ser escrito por qualquer outro policial da corporação. “Muitas das histórias que contamos não são as que eu ou o major Marco vivemos, mas são historias que nos contaram, pois é uma escrita leve, não somos escritores de verdade, gostamos de contar as histórias que vivemos na Polícia”, explicou.
Para o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Ronaldo de Abreu, a produção literária dentro da corporação deveria ser mais constante para alternar com a leitura técnica que também é necessária. “Esse livro trás assuntos mais cômicos relacionados a fatos corriqueiros dentro da Polícia Militar, fato que vem trazer um diferencial para todos os nossos policiais, uma literatura fácil e aprazível”, apontou o comandante.
A publicação foi em Parceria com a AVM, através do departamento cultural, não sendo este o primeiro livro dos majores a ser publicado. Em 2001 foi publicada “Crônicas da Vida Policial – Histórias do Cotidiano Policial Militar” e em 2003 “Novas Crônicas da Vida Policial – Mais Histórias do Cotidiano Policial Militar”.
“Nos anos de 1980 e 1990 o Paraná praticamente não tinha nenhuma literatura policial, nós dependíamos de outras corporações como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul para termos alguma doutrina policial militar. Hoje o Paraná é referência nacional e os nossos policiais estão editando grandes obras que são referência nacional e servem para formação e aperfeiçoamento de nossos policiais de todo o Brasil”, contou o Presidente da AVM, coronel Washington Alves da Rosa.
O capitão Marcio Lopes Takayasu prestigiou o evento e falou sobre a importância da obra para os integrantes da Corporação. “Esses livros são um verdadeiro refrigério para nós, que somos da PM, porque são histórias engraçadas, trazem rotinas ali, que policiais mais antigos já vivenciaram, para os novos policiais, trazem aspectos interessantes, mas com aquela pitada de graça”, elogiou.