Em iniciativa inédita, PCPR devolve 160 celulares recuperados em Cascavel 05/05/2025 - 10:34

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) devolverá 160 celulares que haviam sido furtados ou roubados em Cascavel, no Oeste do Estado. Um evento reunirá as vítimas para a restituição dos aparelhos nesta segunda-feira (5), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A iniciativa, inédita no Paraná, faz parte do Projeto Recuperacel.
Os aparelhos que serão restituídos foram furtados ou roubados na cidade entre os anos de 2023 e 2024. Eles foram recuperados em pouco mais de dois meses de trabalhos contínuos de inteligência policial realizados pela equipe da PCPR.
“Fizemos rastreamentos, intimações, oitivas e apreensões. Aos intimados que não compareceram, cumprimos diligências mais incisivas, como a busca dos aparelhos em residências, comércios e em poder de terceiros, além da condução dos possuidores à unidade policial, reforçando a repressão qualificada ao comércio irregular de celulares e à receptação” explica o delegado da PCPR Diego Ribeiro Martins dos Santos.
O Projeto Recuperacel, criado pela PCPR, é uma iniciativa pioneira no Estado e tem como objetivo a repressão aos crimes de furto, roubo e receptação, além de restituir às vítimas os bens subtraídos. O projeto integra sistemas de rastreamento, análise de dados e diligências policiais para localizar aparelhos desviados e responsabilizar os envolvidos.
O evento desta segunda-feira é o primeiro resultado do programa e reunirá as vítimas para a entrega dos seus aparelhos.
A ação contará com a presença de autoridades, em especial do delegado Matheus Zanatta, chefe da Superintendência de Operações Integradas do Estado do Piauí. O delegado foi o idealizador do modelo de recuperação de celulares adotado como referência nacional que serviu de base para o projeto no Paraná.
ORIENTAÇÃO - A PCPR destaca que foi possível recuperar os celulares das vítimas que apresentaram o número do IMEI no momento da confecção do boletim de ocorrência (BO). Esse dado é essencial para o rastreamento dos aparelhos.
Por isso, a PCPR orienta que as vítimas que ainda não informaram o IMEI podem comparecer à delegacia para complementar o BO. Para aquelas que ainda não realizaram o registro da ocorrência, a orientação é comparecer à delegacia mais próxima para formalizar o registro. O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada.
SERVIÇO
Data: 5 de maio, segunda-feira
Horário: 19h
Local: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel – Rua Pernambuco, nº 1800, Centro – Cascavel