Veículos que estavam aproximadamente 30 anos na Delegacia de Ibiporã são removidos 06/10/2020 - 16:48

Quase de 300 veículos que estavam alocados no pátio da Delegacia de Ibiporã, na região norte do Paraná, foram retirados e levados ao pátio da Polícia Civil, em Londrina, em mais uma ação da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). O processo de retirada levou cinco dias e foi finalizado nesta terça-feira (06/10). Parte dos veículos estavam parados no local há cerca 30 anos.

A ação da Sesp, integrada com a Polícia Civil em Ibiporã, contou com o apoio da Polícia Militar e da Prefeitura da cidade. “Com um trabalho integrado, focado e intenso, aos poucos estamos resolvendo este problema que já vem de muitos anos, que é a armazenagem inadequada de carros e motos apreendidos. Neste caso, a maioria dos veículos retirados são inservíveis e, em breve, serão leiloados”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares.

Ao todo, de acordo com o delegado-titular de Ibiporã, Vitor Dutra de Oliveira, foram retirados 250 motocicletas e 44 carros da delegacia. “A retirada desses veículos foi muito importante até mesmo pela questão de saúde dos funcionários e dos moradores da região. Isso porque alguns estavam parados na delegacia por aproximadamente 30 anos e, por mais que fizéssemos higienizações constantes, acomulavam água, ou seja, era um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, afirmou. 

Os veículos que estavam parados no pátio da delegacia dificultavam algumas ações da Polícia Civil na unidade. “A gente já não tinha espaço para manobrar viaturas da própria delegacia e estávamos em um ponto que quase não tínhamos espaço para colocar novas apreensões. Então, essa ação chegou em ótima hora”, completou o delegado.

PLANEJAMENTO - O planejamento da Secretaria da Segurança Pública para a retirada de veículos apreendidos de unidades da Polícia Civil de todo o Estado já contemplou 17 municípios paranaenses.

Cerca de 1,7 mil veículos foram retirados das delegacias de Colombo, Cambé, Cascavel, Palotina, Paranaguá, Piraquara, Ponta Grossa, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Campo Largo, Assis Chateaubriand, Fazenda Rio Grande e Matelândia, além de Ibiporã. Todo o trabalho de retirada dos veículos dos locais inapropriados é feito sob coordenação operacional do sargento José Vigilato, responsável pela logística do projeto. 

As ações da Sesp já possibilitaram, também, leilões de mais 3,4 mil veículos inservíveis que estavam em São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Cascavel. Outros leilões estão em processo de organização e devem acontecer nos próximos meses.