Turistas aprovam fiscalização e segurança da PM e Corpo de Bombeiros nas praias de água doce da Costa Noroeste 05/03/2021 - 18:37

A Costa Noroeste, conhecida como corredor das águas por suas belas prainhas de água doce e transparentes às margens do Rio Paraná, atrai milhares de turistas na região durante o ano inteiro, principalmente aos finais de semana. Nesta temporada de verão em meio à pandemia, provocada pelo coronavírus, veranistas continuaram às visitas na região para aproveitar a calmaria e a beleza que Porto Rico, Porto Maringá e Porto São José proporcionam. O trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também esteve presente nestes locais para maior segurança dos visitantes.

 

O veranista Douglas Izaias da Silva, que mora em Maringá, falou que sentiu-se seguro durante seu passeio em Porto Maringá, município de Marilena, onde estava com sua esposa e dois filhos para aproveitar as prainhas da região. “Aqui tá bem tranquilo, as pessoas estão mantendo distanciamento e também está seguro com o trabalho dos guarda-vidas e da polícia militar, que também está presente”, disse quando passou por lá.

 

Luciana Rodrigues é moradora de Cianorte, mas visita com frequência a região de Porto Rico, já que possui uma residência neste local. Nesta temporada de verão, Luciana percebeu menor frequência de turistas. “Diminuiu bastante. Antes a praia estava sempre cheia, muita gente em toda extensão da areia, muitas pessoas de idade, que agora não estão vindo”, falou. A veranista também destacou a falta de cuidados e respeito às medidas sanitárias das pessoas no local. “Infelizmente tem muita gente que não está usando máscaras e mantendo o distanciamento, e a segurança está precisando agir”, alertou.

 

Para atender a demanda de Porto Rico, Porto São José e Porto Maringá, a Polícia Militar, além do patrulhamento de rotina, faz ações de fiscalizações em cumprimento às normas impostas pelo Decreto Estadual para conter o avanço da Covid-19. “Estamos intensificando às orientações para que o Decreto Estadual seja cumprido e que as pessoas tenham segurança durante a permanência nos locais de turismo aqui na região. Também buscamos, juntamente com os órgãos municipais, que as aglomerações não ocorram, e quando acontecem procuramos fazer a dispersão delas para que não haja proliferação do vírus”, informou o oficial supervisor pela PM, durante a Operação Verão Consciente, tenente Rodrigo Escarmanhani Rodrigues.

 

Já o Corpo de Bombeiros faz a delimitação da área permitida para o banho, em razão dos riscos do local, além da sinalização, por meio de bandeiras, e do monitoramento constante para a segurança no local contribuindo para que haja menos intercorrências na região, conforme explicou o comandante do Verão Consciente pelos Bombeiros na Costa Extremo Noroeste, tenente Victor Seiji Kamei Kay. “Por parte do Corpo de Bombeiros, felizmente as pessoas têm respeitado às advertências e sinalizações, quando estão expostos aos riscos do local”, contou.

 

“É a primeira vez que venho na região, aqui é melhor que praia. Os bombeiros fazem a marcação da área, onde podemos ficar com as crianças, que estão nadando e se divertindo, e se precisar, os guarda-vidas estão perto. Estamos gostando bastante”, disse o turista Wellington Weber Sehnem, morador de Mandaguari, no Norte do Paraná.

 

A prainha de Santa Rosa, no município de Porto Rico, também contou com o apoio de atividades educativas (orientações e esclarecimentos) promovidas pela Superintendência de Esporte do Estado, no intuito de combater a Covid-19. Além disso, a equipe também promoveu brincadeiras e danças, que não envolviam aglomeração, para o entretenimento das crianças e demais visitantes.

GALERIA DE IMAGENS