Tenente-coronel Adilson assume o comando do Batalhão de Polícia Ambiental durante evento na RMC 07/02/2019 - 09:20

O Subcomandante-Geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais, durante o elogio individual ao tenente-coronel Neto, falou sobre o seu período na unidade. “Foi uma atuação vitoriosa e louvável no comando do BPAmb-FV e é o reflexo de uma dedicação incansável, uma lealdade ímpar e admirável liderança. O povo paranaense é eternamente grato por seus serviços”, disse.

“Hoje, tudo o que se fala, em termos até de segurança humana, se fala de meio ambiente. Então é obrigação nossa, como força de segurança, manter essa excelência e buscar, cada vez mais, a preservação do meio ambiente. E, para isso, assume hoje o Comando do batalhão o tenente-coronel Adilson que é extremamente capacitado e que já foi subcomandante desta unidade”, completou o coronel Morais.

O tenente-coronel Neto, que completa, em agosto deste ano, 35 anos na Corporação, detalhou alguns avanços para dar suporte às ações preventivas da unidade frente aos delitos ambientais. “Os avanços, principalmente relativos aos convênios que estavam pendentes e a aquisição de novos materiais, servem para que o novo comandante possa dar continuidade ao trabalho já realizado, com a possibilidade de dar à comunidade paranaense uma qualidade melhor ao policiamento ambiental”, declarou.

O tenente-coronel, durante o seu discurso, falou sobre o contraste entre o desenvolvimento industrial e decadência de ações de preservação ambiental. Ele usou um trecho do professor Philip Kotler, professor norte-americano, para exemplificar  “As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se sim com os custos de não fazer nada".

“As tragédias que ocorreram em Mariana e Brumadinho são o reflexo da falta do equilíbrio. O descaso com o meio ambiente não é uma opção. Com a falta de cuidado na natureza todos nós sucumbiremos no caos, sem água, sem ar e sem alimento”, finalizou Neto.

Neto emocionou a todos que estavam presentes ao pedir a bênção à sua mãe, Mafalda Rosa dos Santos, e agradecer por tudo que ela fez durante a sua história. Mafalda disse que o filho herdou da família o amor pela PM, já que o bisavô, o avô e seu pai também foram policiais militares.

“É com muito orgulho que venho assistir a entrega de comando do meu filho, porque fui levá-lo pela mão para a escola quando pequeno, e hoje pego ele no braço e levo comigo de volta para a casa depois dessa jornada que ele conquistou”, disse ela.

Já o tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos, que está na Corporação há 30 anos e nos últimos seis meses atuava como representante Estadual no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional da SENASP em Brasília (DF), falou sobre a missão que terá à frente da unidade. “Vamos trabalhar com integração, com inteligência e com os recursos disponíveis, tentando alavancar essa unidade que é tão importante para a Corporação”, ressaltou.

CURRÍCULO - tenente-coronel Adilson entrou na corporação em 1988, é formado em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras; bacharel em direito pela Faculdade Novo Ateneu; Curso de Estratégia para a Conservação da Natureza, promovido pelo Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, em Corumbá (MS). Foi Comandante da 3ª Companhia do 16º Batalhão; Subcomandante do 6º Batalhão; Subcomandante do BPAmb-FV.

Ele foi colaborador do Ministério da Justiça durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude em 2013; Gerente de Operações da Copa do Mundo Fifa 2014; coordenador da Operação de segurança no Revezamento da Tocha Olímpica nos 22 municípios do estado do Paraná.

PRESENÇAS - Estiveram presentes o Subcomandante-Geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais; o Corregedor-Geral da PM, coronel Ênio Soares dos Santos; o Diretor de Apoio Logístico da PM, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o Comandante do 6º CRPM, coronel Valterlei Mattos de Souza; o Comandante do Comando de Policiamento Militar Ambiental de Santa Catarina, coronel Adilson Schlickmann Sperfeld; respondendo pelo Comandante da APMG, tenente-coronel Renato Luiz Rodrigues Junior; o Comandante do BPRv, tenente-coronel Erich Wagner Osternack; o Comandante do BOPE, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres; o Comandante do BPEC, tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes; o Comandante do 22º BPM, tenente-coronel Sergio Augusto Ramos; o Comandante do 23º BPM, tenente-coronel Marcos Sperka; representando o comandante do 5ª Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, o major André Zanella Neto.

Também estiveram presentes o Coordenador do Centro de Apoio as Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Procurador Alberto Velozo Machado; os Deputados Estaduais, Rubens Recalcati e coronel Lee; o Promotor de Justiça, Alexandre Gaio; a Promotora de Justiça e Coordenadora Regional da Bacia Litorânea, Priscila da Mata Cavalcante; o Delegado da Polícia Federal, Fluvio Cardinelle Oliveira Garcia; os ex-comandantes do BPAmb-FV, coronel da Reserva Remunerada Isaías de Farias (atual Presidente da ASSOFEPAR), coronel  Sérgio Filardo, coronel Daniel Jacinto Berno, tenente-coronel Mauricio Leite Laffitte e tenente-coronel  Cesar Lestechen Medeiros, além de oficiais e praças da corporação, familiares e a comunidade.