Solenidade marca o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento da Polícia Militar do Paraná em Maringá 14/12/2023 - 13:06

A 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças  (EsFAEP) celebrou o encerramento oficial do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento da Polícia Militar do Paraná (CAS/PM) na manhã desta quarta-feira (13). A formatura contou com a presença de 36 Sargentos do 2º e 3º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), além de unidades especializadas, que foram qualificadas com conteúdos teóricos e práticos, abrangendo diversas áreas do conhecimento humano, com ênfase nas técnicas policiais militares.

O curso, que teve uma carga horária de aproximadamente 264 horas/aulas na modalidade híbrida, combina disciplinas realizadas de forma remota (EAD) e presencial. O principal objetivo é aperfeiçoar os sargentos policiais militares, promovendo a atualização, capacitação e o aprimoramento dos conhecimentos técnico-profissionais necessários para o desempenho das atividades operacionais e administrativas da corporação, culminando na graduação de 1º Sargento e Subtenente.

O secretário da segurança Pública do Paraná e paraninfo da turma, Hudson Leôncio Teixeira, reiterou a importância do trabalho da PMPR no estado. “A formatura mostra a preocupação da Secretaria em sempre atualizar e capacitar nossos policiais para uma melhor atuação nos municípios do Estado. Esse aperfeiçoamento é essencial para continuar dando resultados importantes como a redução de homicídios e a queda nos registros de roubos, que é a menor da história do Paraná”, disse.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a relevância do aperfeiçoamento dos sargentos para o serviço policial, ressaltando a importância do comprometimento e da dedicação desses profissionais. "O aprimoramento contínuo é fundamental para enfrentar os desafios do cenário atual. Os sargentos são peças-chave na manutenção da ordem e segurança da população. Parabenizo cada um dos formandos por sua dedicação e empenho neste curso, que certamente contribuirá para a excelência no desempenho de suas funções", afirmou o comandante.

A turma que encerrou o curso prestou uma emocionante homenagem ao 2º Sargento José Sidnei Yamagami, cujo nome foi escolhido para batizar a turma. Yamagami perdeu a vida em confronto armado durante uma tentativa de roubo na cidade de Abatiá, no norte do Paraná.

Durante a cerimônia, os formandos foram agraciados com os certificados de conclusão, e os três primeiros colocados foram especialmente homenageados em reconhecimento ao seu destacado desempenho. Após a formatura, os sargentos regressarão às suas unidades de origem .

PRESENÇAS - Estiveram presentes na solenidade o comandante da 2ª EsFAEP, major Fábio José de Souza; o Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, coronel Roberto Francisco Cardoso; o prefeito de Terra Boa, Edimilson Pedro de Moura; o prefeito de Paiçandu, Ismael Batista; o juiz federal Anderson Furlan; a chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Maringá, Meire Colombari; entre outros.