Sesp promove Curso de Capacitação em Atendimento de Emergências em Edificações para Servidores 14/06/2023 - 18:20

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), iniciou nesta semana o curso de Atendimento de Emergências em Edificações visando capacitar servidores e colaboradores com conhecimentos básicos sobre combate a incêndio, socorros de urgência, defesa civil e plano de abandono.

Mais de 300 servidores da Sesp irão participar do curso de capacitação de carga horária de 40 horas. O curso conta com sete módulos, sendo quatro teóricos e três práticos, trazendo conhecimentos básicos sobre combate a incêndio, socorros de urgência e práticas de saídas de emergência.

“É bastante comum acontecerem incidentes em que é preciso ter um conhecimento básico de atendimento, desde princípios de incêndio e primeiros socorros, até a chegada de um bombeiro ou de um médico, e até ser apto a realizar um plano de abandono em casos mais graves como desabamentos, por exemplo, por isso é importante os servidores serem edificados para saberem o que fazer”, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

O tenente-coronel Ivan Ricardo Fernandes, assessor do Corpo de Bombeiro Militar do Paraná , explica que o objetivo é capacitar os servidores para atuação até mesmo em casos que não sejam tão comuns em suas atividades. “ A ideia é ter servidores capacitados tanto para atuar em situações que podem vir a acontecer no dia a dia. Nós estamos agora na atividade prática sendo que já aconteceu a parte teórica. Então todos os servidores fizeram uma capacitação, via plataforma de ensino à distância, onde eles puderam aprender a teoria em relação ao atendimento, quanto ao reconhecimento e a utilização das medidas de segurança da edificação” explicou.

O curso visa oferecer ao servidor uma série de conhecimentos que possam prepará-lo para situações inusitadas no seu dia a dia. Vale reforçar que já existem cursos em escolas estaduais e municipais, objetivando sempre o preparo das pessoas para situações em que seja necessário agir para proteger vidas. Sendo assim, será criada a brigada com os servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná.