Sesp lança Operação Vida para combate à criminalidade em municípios paranaenses 20/03/2024 - 12:00

Visando reduzir índices de homicídio, furtos, roubos e tráfico de drogas em 25 municípios paranaenses, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP) lançou, na manhã desta quarta-feira (20), a “Operação Vida”. A iniciativa se deu por meio da Coordenadoria de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP) da Diretoria de Políticas Públicas (DPP) da Sesp.

“A operação, que visa o combate à criminalidade, terá dois eixos com atuações em municípios onde há o maior número de crimes violentos. O primeiro eixo são as operações das polícias civil, militar, penal e científica. O segundo eixo se concentra na proteção à mulher, evitando que crimes ocorram nas ruas, em casa, trabalho, transporte coletivo e por onde elas circulam”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

A operação atua com a intensificação do policiamento ostensivo, com ações preventivas e repressivas por meio de patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios táticos e de trânsito, abordagens policiais, fiscalizações de veículos e de pessoas nas principais vias urbanas e rurais.

Além disso, a Operação Vida também conta com a elaboração de campanhas educativas e orientativas com a participação da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Ceconseg), do Programa Mulher Segura e do Disque Denúncia 181, que também vai atuar no recebimento de denúncias de maneira sigilosa via site (www.181.pr.gov.br) ou telefone (181).

“O programa é a união de todas as forças para que cada instituição tenha o apoio necessário para atender tanto os crimes gerais, como homicídio, tráfico e roubo, como também crimes contra a mulher”, explicou o coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública, coronel Sergio Augusto Ramos.

Todo o planejamento estratégico foi elaborado em conjunto pelas forças de segurança atuantes na ação, que também contará com tecnologia de Monitoramento Avançada, feita por meio do Centro de Comando e Controle Regional (CICCR) da Sesp. Além disso, o Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), foi o responsável pela análise e mapeamento criminal de cada ponto desses 25 municípios do Estado do Paraná.

“Fizemos um levantamento estatístico e pré selecionamos alguns municípios, visando aumentar a efetividade das operações policiais e programas preventivos”, explicou o diretor de gestão de segurança, Coronel Sampaio.

A unidade permitirá incorporar tecnologias como câmeras de vigilância em áreas estratégicas e análise de dados em tempo real, o que ajuda a identificar suspeitos, rastrear veículos roubados e prever tendências criminais.
Outro ponto forte da ação é que ela contará com análise de dados a fim de identificar áreas de maior incidência criminal, horários críticos e possíveis grupos criminosos.

O promotor de Justiça do Gaesp do MP-PR, Alexey Choi Caruncho, que estava presente no evento, elogiou a operação. “Parabenizo a iniciativa do secretário e nos colocamos à disposição para capilarizar a atuação do programa no interior do Estado”, prestigiou o promotor.

PROGRAMA MULHER SEGURA - O Programa Mulher Segura Paraná é uma ação que prevê realização de eventos com palestras de enfrentamento da violência doméstica, empoderamento feminino e direitos da mulher, além de oficinas de defesa pessoal, primeiros socorros e prevenção de crimes. É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), com o Tribunal de Justiça do Paraná, Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR).