Sesp apresenta estrutura e serviços no evento Litoral Cidadão, em Guaratuba 19/01/2023 - 19:20

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) promoveu, na última quarta-feira (18), o evento Litoral Cidadão, em Guaratuba. Essa é a 3ª edição da exposição no litoral paranaense, sendo as duas anteriores em Matinhos e Pontal do Sul. As apresentações acontecem todas às quartas-feiras de janeiro, durante o Verão Maior Paraná e a entrada é gratuita.

O evento é voltado para a comunidade local e reúne equipes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros. Nesta terceira edição contou também com a participação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e da Secretaria do Esporte do Estado do Paraná.

“Aqui temos servidores falando sobre atendimento relacionado à violência doméstica, esclarecimentos sobre a elaboração de documentos por parte do Instituto de Identificação, orientação sobre combate às drogas pelo PROERD, entre outros. Mostramos que a segurança está presente na comunidade e é importante para que os moradores conheçam nossos serviços e saibam quais necessidades podem ser atendidas”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Durante o evento, as equipes policiais apresentaram equipamentos e veículos das instituições, para que a comunidade pudesse conhecer a estrutura. O Litoral Cidadão também contou com a presença dos cães policiais, que auxiliam as forças durante o atendimento de ocorrências, por exemplo.

Também são entregues kits de higiene bucal, além da medição de pressão e glicemia dos moradores litorâneos, como explica a major Ana Cristina Mattana Alves. “Estamos representando aqui o quadro de saúde da Polícia Militar, com ambulâncias para fazer a medição de pressão e glicose e também a parte de orientação odontológica, fazendo ações educativas, orientando a escovação, ensinando as crianças a cuidarem da saúde bucal", disse.

A Prefeitura de Guaratuba cedeu o espaço para a realização do evento no bairro Piçarras. Segundo o prefeito do município, Roberto Justus, o entrosamento da polícia com a comunidade é extremamente importante. “A proximidade das forças de segurança pública com a população é tudo que a gente quer e precisa. Os cães, que são treinados pela polícia, as viaturas antigas, as armas, os uniformes permitem essa integração com a comunidade. A troca de informação sobre como funcionam e para que servem os serviços, aproxima a segurança da população”, contou.

A moradora da comunidade local, Gisele Maciel, afirmou que o evento permite que a população tenha outra visão da segurança pública. “Hoje estamos vendo tudo por um outro lado. Eu trouxe o meu filho, que está encantado. Não imaginava que um evento assim era tão interessante e que teria todas as forças de segurança juntas”,  disse.

PRESENÇAS - Além das autoridades citadas acima, estiveram presentes também a secretária da Educação, Fernanda Monteiro; a secretária da Cultura e do Turismo, Thais Salvi; o secretário do Urbanismo, Cláudio Dal Col; o secretário da Segurança Pública e Trânsito, Jacson José Braga; a presidente da Câmara de Vereadores de Guaratuba, Cátia Regina Silvano e os vereadores Ademir da Silva, Fabiano Cecilio da Silva e Felipe Huning de Carvalho.

A próxima e última edição do Litoral Cidadão será no dia 25 deste mês, das 15h às 19h, na Arena Albertina Salmon, na Rua João Régis, em Ponta do Caju - Paranaguá.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site www.verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.