Servidores da Polícia Penal do Paraná recebem treinamento de estatística de dados do Senappen 23/11/2023 - 18:20

O SISDEPEN é uma ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro, que concentra informações sobre os estabelecimentos penais e a população carcerária de todo o país. Nos dias 22 e 23 de novembro, o estado do Paraná recebeu um treinamento de uso da plataforma e manejo de dados, que foi ministrado pelos policiais federais Thiago Moreira e Layslon Americo. O objetivo da formação é orientar os policiais penais na coleta de dados precisa e qualitativa do sistema prisional. 

Segundo o representante Senappen, Thiago Moreira, o treinamento visa orientar os estados quanto à gestão das informações: “O objetivo do curso é qualificar o envio das informações ao sistema SISDEPEN e eliminar, cada vez mais, os riscos no repasse de informações imprecisas ou de baixa qualidade. Queremos apontar a necessidade no preenchimento de informações relevantes para o retrato preciso da situação carcerária dos estados”, disse.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Reginaldo Peixoto, compartilha que o Departamento tem a missão de treinar constantemente todos os servidores da instituição, independente de onde está implantado: “E perceber que a Senappen também tem essa preocupação de fortalecer cada vez mais as polícia penais do país é extremamente importante para a evolução da classe”, finaliza.

A policial penal coordenadora do SISDEPEN da Polícia Penal, Regina Yoshiko, ressalta que o treinamento é muito importante para que os servidores saibam da necessidade do correto preenchimento dos dados na plataforma: “Esses dados é que vão mostrar a realidade do sistema penal paranaense. Os dados são utilizados para auxiliar no planejamento de novas políticas públicas mais objetivas, impactando nos repasses de recursos do governo federal para melhoria do sistema penal não apenas no Paraná, mas de todo os Estados”.

GALERIA DE IMAGENS