Semana Pedagógica do sistema prisional visa fortalecer a educação nas unidades penitenciárias do Paraná 02/02/2024 - 15:23

Os pedagogos do sistema prisional do Paraná estão reunidos, nesta quinta-feira (01) e sexta-feira (02), nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAS) das nove regionais da Polícia Penal do Paraná (PPPR) para promover a Semana Pedagógica. Organizado pela Secretaria da Educação (SEED), o evento discute e planeja ações educacionais que serão implementadas às pessoas privadas de liberdade no ano letivo de 2024.

Entre as metas discutidas na Semana Pedagógica e projetadas para este ano letivo, estão a superação do analfabetismo e a ampliação da terminalidade por disciplinas e nível de ensino, como conta o coordenador pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SEED, Anderson Muniz Canizella: “Além disso, também estão no nosso radar a ampliação de parcerias com as instituições de ensino superior para o funcionamento de telessalas, o aumento da oferta de exames e o aumento da oferta do projeto remição pela leitura”, disse.

A diretora da Divisão de Tratamento Penal, Lizandra Bueno, ressalta que a educação é o maior pilar que a Polícia Penal tem para realizar o processo de ressocialização: “Enquanto a pessoa está cumprindo a sua pena é o momento em que temos que agir, proporcionando dignidade e humanização durante a reclusão. A educação é o melhor caminho para isso, oportunizando diplomas, capacitação e experiências que ajudarão diretamente na ressocialização da pessoa privada de liberdade, principalmente na hora de conquistar um emprego e retornar à sociedade de modo diferente”, explicou.

Neste momento, a Polícia Penal, responsável pela gestão prisional, concentra esforços para fortalecer a educação nas unidades penitenciárias. Segundo o chefe da Divisão de Educação e Capacitação da PPPR, Diego Piotrowski, os docentes compartilham experiências e ideias para desenvolver um planejamento que estimule o aprendizado e a reinserção social dos reclusos através do aprimoramento do ensino no ambiente carcerário. “O objetivo do encontro é fazer um alinhamento e uma padronização em todas as regiões do estado, visando uma educação de qualidade e igualitária aos apenados”, afirmou.

EDUCAÇÃO NAS PRISÕES – Cada CEEBJA representa um ponto estratégico na área da educação no sistema prisional do Paraná. Ao todo, são nove centros distribuídos nas regionais administrativas da PPPR. Os docentes criam programas educacionais adaptados às necessidades específicas do público carcerário e promovem a inclusão e o desenvolvimento de habilidades essenciais que auxiliam na reinserção social.

O diretor do CEEBJA Dr. Mário Faraco, localizado na regional administrativa de Curitiba, Donizete Gonçalves da Cruz, ressalta que o ensino é um dos atendimentos de assistência que está no estatuto penitenciário, tanto em nível federal quanto estadual. “O estudo é extremamente importante para que os alunos adquiram experiência teórica e prática para quando conquistarem sua liberdade tenham condições de se inserir à sociedade. Por isso, focamos em levar uma educação de qualidade para os nossos alunos privados de liberdade”, concluiu.