Segurança retira veículos do pátio da Delegacia de Piraquara 29/05/2020 - 10:37

A Secretaria de Estado da Segurança Pública retirou nesta semana 120 veículos apreendidos que estavam no pátio da Delegacia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os carros foram levados para um outro pátio da Polícia Civil, em São José dos Pinhais, onde ficarão armazenados. A medida permite melhor atendimento à população que precise ir até a unidade, uma melhor qualidade de vida aos moradores da região, libera as ruas no entorno para circulação de automóveis e evita possíveis focos de dengue no local.

Ao todo são 80 carros e 40 motocicletas que estavam no pátio do local e na rua em frente à delegacia. Foram quinze dias de logística para então iniciar a retirada na segunda-feira (25). A ação já foi concluída, e agora a frente da Delegacia está recebendo cuidados por parte da Prefeitura.

“Esta é mais uma medida de serviço à população desta gestão da Secretaria da Segurança Pública. Estamos agindo de forma rigorosa, desde o ano passado, e já conseguimos fazer a retirada de diversos veículos de pátios de delegacias em várias regiões do Estado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Toda a iniciativa para a retirada dos veículos do local contou com o apoio da Prefeitura de Piraquara e da Polícia Militar. “A integração entre órgãos é essencial para que consigamos agir de forma mais rápida e ágil neste caso. Está em nosso planejamento a retirada de veículos de outras unidades policiais do Paraná nos próximos meses”, afirmou.

Para o delegado-chefe da Divisão de Polícia Metropolitana, Fábio Amaro, este é mais um passo na região, mas que já resulta em diversos benefícios para todos. “Essa é mais uma unidade da Região Metropolitana a ser contemplada por esse projeto, que visa a retirada de todos os veículos apreendidos das delegacias de polícia”, disse.

“Os benefícios são vários, o primeiro é o bem-estar do próprio servidor que atende na delegacia, tendo um local melhor para trabalhar. Também proporciona um melhor atendimento da população e melhora a qualidade de vida da vizinhança, tendo em vista que as ruas estão livres para a circulação de automóveis”, explicou o delegado.

Estiveram presentes durante o processo de retirada, além das autoridades já citadas, o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil, Gil Rocha Tesserolli; o delegado-adjunto da Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil, Fernando Tino Zanoni; e o sargento José Vigilato, responsável pela logística de limpeza dos pátios pela Secretaria da Segurança Pública, que há mais de um ano está trazendo sua experiência, adquirida no exército brasileiro, para contribuir com o Estado do Paraná.

CAMBÉ - No final do último mês, a Secretaria da Segurança também retirou os veículos apreendidos que estavam no pátio da Delegacia de Cambé, no Norte do Estado. Foram 354 veículos encaminhados para o pátio da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, sendo 284 motocicletas e 70 carros. A prefeitura do município auxiliou em todo o processo.

Após a ação, a unidade mencionada foi transferida para administração do Departamento Penitenciário do Paraná. “O pátio foi transformado em uma horta, que é mantida pelos detentos custodiados no local”, explicou o superintendente da Delegacia de Cambé, José Carlos Fernandes.

AÇÃO - O planejamento da Segurança Pública para a retirada de veículos apreendidos já contemplou diversos municípios paranaenses. As delegacias de Paranaguá, Cascavel, Palotina, Rio Branco do Sul e Ponta Grossa tiveram os pátios livres após a implementação da medida.

“O plano de retirada dos veículos de pátios de delegacias começou há pouco menos de um ano, quando assumi a Pasta. Inicialmente foram contempladas as delegacias de Paranaguá e Cascavel, que tinham maior número de veículos. Logo após, começamos a atuar também em outros municípios paranaenses”, afirmou o secretário Marinho.