Segurança promove palestra sobre prevenção às drogas para estudantes 22/09/2023 - 16:04

O Núcleo Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (NEPSD) ministrou, na manhã desta sexta-feira (22), no auditório do Colégio Bom Jesus, de Curitiba, uma palestra para os estudantes e funcionários do Colégio Estadual SESC São José. A iniciativa teve como finalidade conscientizar o público mais jovem sobre a prevenção ao uso de substâncias ilícitas e a construção de relações de qualidade no ambiente escolar. 

Durante a ação, foi comentado sobre as consequências no uso contínuo de cigarros eletrônicos e a importância da família e da escola na vida dos adolescentes. 

“A prevenção começa em casa e nas escolas. Por isso, estamos percorrendo o Paraná com palestras que abordam a prevenção ao uso das drogas, principalmente nos ambientes escolares”, disse o palestrante José Augusto Soavinski, economista e servidor do NEPSD.

O NEPSD é uma unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), que tem por objetivo executar as políticas públicas sobre drogas no Estado do Paraná.

AGENDAMENTO - As palestras de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas Lícitas e Ilícitas são realizadas em vários tipos de instituições: escolas, Conselhos Municipais sobre Drogas, Prefeituras, clubes, associações, indústrias, repartições públicas, unidades penais, centros de socioeducação e casas de semiliberdade, e em diversas instituições, sejam elas pública ou privada. 

As palestras são realizadas por servidores do NEPSD, especializados no tema. Cada orientação tem duração de aproximadamente 01h30min, onde são abordadas a prevenção, a motivação, a autoestima, os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, o tratamento, orientação aos dependentes químicos e aos familiares, informações sobre a rede de apoio, entre outros. A solicitação de palestra pode ser feita pelo próprio site do NEPSD.

 

GALERIA DE IMAGENS