Segurança Pública e prefeitura de Toledo assinam termo de cooperação para compartilhamento de dados 20/07/2021 - 10:10

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Toledo, na região Oeste do Paraná, vão compartilhar informações gerais e de segurança, graças à assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, assinado na segunda-feira (19). A medida vai permitir maior agilidade nas investigações por parte da Segurança e autonomia para que o município acesse algumas informações de interesse com mais facilidade.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, trabalhar de forma integrada é um dos pilares da pasta, para que o resultado possa ter mais celeridade nas investigações. “A assinatura deste termo de cooperação é mais uma ação que está vinculada ao trabalho integrado, pois com ele teremos um maior compartilhamento de informações com Toledo, além das outras  cidades do Estado que já assinaram o termo, o que nos fortalece no desenvolvimento de trabalhos em conjunto com outros órgãos”, completa.

O Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) com guardas municipais já contempla quase 30 municípios paranaenses. No mês de julho já foi assinado com as prefeituras de Fazenda Rio Grande e Guaratuba.

De acordo com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, todos os atos que se faz junto com a Secretária da Segurança do Paraná são fundamentais para que a população de Toledo tenha a efetiva condição de segurança pública. “Este termo é um dos pontos que tratamos na nossa gestão. A conexão de câmeras de monitoramento com a secretaria de estado do Paraná para dar a efetiva visualização daquilo que acontece no território municipal. Isso é importante para a segurança de nossos municípios”, pontua.

NA PRÁTICA - O objetivo do convênio é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando às Guardas Municipais ao sistema. A cidade de Guaratuba agora poderá acessar os Boletins de Ocorrência Unificados (BOU), desde a confecção, até consultas e demais informações. O município também tem a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence, ferramenta da Secretaria da Segurança Pública que possui estatísticas criminais.

Segundo o secretário da Segurança e Trânsito de Toledo, Arthur Almeida, a assinatura é fundamental para o desenvolvimento das ações que serão executadas no municípios. “Este ato é extremamente útil, pois teremos um intercâmbio de imagens e informações, que chegará à Secretaria da Segurança Pública do Paraná, possibilitando mais qualidade de vida e segurança para a sociedade de Toledo, ou seja, um fator importante por parte do convênio do estado”, destaca.

PRESENÇAS – Também participaram o diretor de trânsito de Toledo, Roni Padilha, o assessor Militar da Sesp, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos; o assessor da Polícia Civil, delegado Vinicius Augustus de Carvalho; o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), e o capitão Claudio Todisco Silveira.