Segurança Pública debate estratégias de segurança na fronteira em Foz do Iguaçu 06/10/2023 - 16:37

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) promoveu a 2ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) deste ano. O evento ocorreu na sede do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, na quarta e quinta-feira (4 e 5) e contou com a participação de representantes das forças de segurança federal, estadual e municipal.

A reunião debateu o Plano Estratégico de Atuação Integrada do GGIFron. Todo o encontro foi presidido pelo coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Diretor de Políticas Públicas da Sesp, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva. “Discutimos temáticas importantes para o trabalho de integração e cooperação entre instituições de segurança pública federal, estadual e municipal, defesa e fiscalização. Já definimos os pontos de atuação na fronteira e existe uma minuta pré estabelecida e pontos focais indicados por cada instituição”, disse.

Durante a quarta-feira, o chefe da análise criminal do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Sesp, Eduardo Tosta Seixas Junior, fez uma explanação sobre dados estatísticos da região. Após, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras, Luciano Stremel Barros, apresentou um estudo técnico sobre o GGIF nacional.

O evento contou ainda com uma explanação sobre “Domínio de Cidades”, feita pelo comandante do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Paraná, tenente-coronel Anderson Puglia.

A Câmara Técnica de Inteligência do GGIFron foi apresentada pelo 1º tenente André Luis Jaworski Fantin. E o encontro encerrou com o inspetor Josnei Fagundes Marquardt, que falou sobre os Gabinetes de Gestão Integrada dos municípios.

As autoridades presentes também fizeram uma Visita Técnica na 2ª Ponte Paraguai-Brasil, no segundo dia de encontro, quinta-feira (5), oportunidade em que os representantes dos diferentes órgãos e forças debateram sobre as questões de segurança pública que terão impacto sobre a abertura dessa nova ponte.

GGIFron– Criado em 2011, o GGIFron surgiu para que as ações repressivas e preventivas ao crime tivessem maior impacto nas organizações criminosas, consequentemente diminuindo a incidência de crimes na região. A Operação Hórus, da Secretaria de Operações Integradas, e a Operação Ágata, em conjunto com o Exército Brasileiro, estão em andamento na faixa de fronteira e têm resultado em apreensões de armas e drogas em rodovias, terminais rodoviários, matas, além do Rio Paraná e Lago Itaipu.

PRESENÇAS - Estiveram presentes o coordenador da Coordenadoria de Operações Integradas da Sesp, tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo; o coordenador regional do Arco Sul da Operação Hórus, coronel Éveron César Puchetti Ferreira; o assessor militar do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), tenente-coronel aviador Dayve Moraes Piva; o superintendente de segurança empresarial da Itaipu Binacional, coronel Washington Alves da Rosa.

Também participaram o comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar de Maringá, coronel Ademar Carlos Paschoal; o comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros e representante do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, tenente-coronel Antonio Schinda; o representante do prefeito de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke e o coordenador do Centro Integrado de Operações de Fronteira, delegado Fábio Seiji Tamura.