Secretário da Segurança participa de lançamento da Operação Vida em Londrina 01/02/2021 - 19:43

Durante a passagem por Londrina nesta quinta-feira (28/01), o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, participou do lançamento de uma ação integrada no Norte do estado entre as polícias Militar e Civil, denominada Operação Vida. O foco das ações é aumentar a presença policial nas ruas para inibir homicídios e demais crimes contra a vida. O lançamento da operação naquela região foi no 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM).

Segundo o coronel Marinho, os trabalhos da Operação Vida estão sendo feitos em todo o Paraná por pelo menos  60 dias, e diariamente. “As polícias estão nas ruas de forma organizada para poder atuar de maneira preventiva, para evitar problemas na população, como furto, roubo e homicídio. Hoje a Operação Vida vai chegar às cidades da região de Londrina. Com a presença do policial na rua, a população se sente mais segura, e o policial sabe disso, o que gera uma maior sensação de segurança à população”, destacou.

Com apoio dos policiais civis, um Mandado de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão foram cumpridos. Estas ações resultaram na localização de documentos falsos e cartões bancários usados por estelionatários, na prisão de um homem e no encaminhamento de dois adolescentes. Foram apreendidos ainda 139 porções de cocaína (87 gramas), prontas para a comercialização.

Durante as blitzes realizadas na cidade, os policiais militares abordaram 19 veículos, o que resultou na apreensão de quatro deles por irregularidades, e a vistoria de 45 motocicletas, gerando sete notificações de trânsito. Ainda na operação, 10 Autos de Infração foram lavrados e cinco motocicletas foram vistoriadas nos seis bloqueios realizados por parte de militares estaduais.

O tenente-coronel Villa explicou que o efetivo da Operação Vida é um quantitativo de policiais a mais dos que já estão trabalhando nas ruas em atendimento de ocorrências. “O que existe é uma suplementação de equipes que reforçam atividade ostensiva. Neste caso, estamos atuando integrados com a Polícia Civil, que nos dá um amparo de execução de atividades de Polícia Judiciária que, às vezes, é um pouco mais discreta por sua própria natureza, mas a intensidade da aplicação do policiamento ostensivo é nitidamente percebida por toda a sociedade”, disse.

Ele completou ainda que a operação não tem data para acabar, e inclusive deve se estender durante o final de semana. “Ao aplicar o policiamento com o objetivo de preservar a vida humana, simultaneamente estamos fazendo a prevenção de crimes contra o patrimônio e a incolumidade física de qualquer natureza das pessoas”, apontou.