Secretário da Segurança Pública participa da formatura de 60 Oficiais da PMPR 04/08/2021 - 16:52

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, participou da formatura de 60 oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná, que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), promovido pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). O curso tem o objetivo preparar os capitães da PMPR que desejam chegar à graduação de major e tenente-coronel da instituição. A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira (03/08), na APMG, em Curitiba, e contou com homenagens e entrega de certificados e também contou com a presença do chefe da Casa Civil, Guto Silva, representando o governador do estado.

O secretário Marinho pontuou que, mesmo durante a pandemia, a Polícia Militar do Paraná segue em busca de melhoria para seu efetivo, com a capacitação para seus oficiais, os quais que poderão exercer liderança na corporação e colaborar com a melhoria da segurança pública no estado.

“A preocupação da PM é exemplar, pois está priorizando a formação dos líderes do futuro, que vão levar a boa nova da polícia e que logo comandarão a corporação. Além disso, por parte da Segurança Pública do estado é essencial que mais pessoas sejam capacitadas, pois temos 399 municípios no Paraná, onde precisamos ter pessoas devidamente vocacionadas para dar continuidade ao trabalho feito em todas as regionais”, afirmou o secretário.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, patrono da turma, mencionou a importância do Estado em investir nos seus talentos e em sua formação, diante da referência que a Polícia Militar do Paraná se tornou para o restante do país. “A APMG é carregada de simbolismos, conhecida pela qualificação e capacitação contínua, sendo algo que tem garantido que nossas forças policiais estejam em constante treinamento e focalizadas em dar respostas prontas e efetivas à sociedade”, destacou.

As aulas do CAO tiveram duração de 360 horas-aula, divididas em aulas teóricas, práticas e físicas, as quais incluíram, entre elas, gerenciamento de crise, táticas para confrontos armados, análise criminal, gestão de logística, técnicas de tiro, inteligência policial, gestão financeira, metodologia de pesquisa, gestão de pessoas, políticas públicas voltadas para direitos humanos. Para a aprovação no Curso, os alunos foram submetidos a provas teóricas e físicas.

De acordo com o Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, este aperfeiçoamento possibilita que os integrantes desta turma sejam preparados para assumirem novos postos e novas responsabilidades no comando da polícia.

“Temos uma grande expectativa em relação a esses oficiais, visto que a partir deles, temos reestruturado a PM a pela qualificação do efetivo e da atualização das doutrinas, que contribuem diretamente para a melhor prestação de serviço à população. O que espero dos oficiais formados agora é que mantenham essa motivação e ousadia e, principalmente, o respeito aos superiores, aos subordinados e à sociedade paranaense, que é nossa prioridade”, ressaltou o comandante-geral.

Ao todo, o curso formou 60 capitães, que agora podem atuar tanto em comandos operacionais quanto em outras funções administrativas dentro da Polícia Militar, pertinentes ao posto. Entre os formandos, estava a capitão Caroline Schweigert Costa, que atualmente trabalha na Secretaria da segurança do Paraná, a qual destacou que o conhecimento adquirido com a formação no CAO vai possibilitar maior aperfeiçoamento em seu trabalho na Secretaria.

“Tivemos muitas aulas importantes, que nos garantiram diversos fundamentos sobre gestão de projetos, planejamento, trabalhos de Estado Maior e outros temas vitais na Secretaria. A partir de hoje, esta nova turma de oficiais formados terá muito mais a somar à Segurança Pública do estado”, afirmou a capitão Caroline.

“Também quero dizer para os oficiais, que concluíram o curso hoje, sobre a importância  desta capacitação para melhorar o serviço prestado à população, assim como aos demais integrantes da PM, pelo trabalho prestado, com intuito de proporcionar uma maior sensação de segurança ao paranaense. Através da gestão, os senhores proporcionarão uma melhora correspondente nos seus setores e, consequentemente, aos militares estaduais que atuam na ponta, igualmente vitais à segurança Pública”, destacou o secretário Marinho.

PRESENÇAS - Também estiveram presentes no evento, além das autoridades já citadas, o diretor-geral da Sesp, coronel João Alfredo Zampieri; o deputado estadual, Tiago Amaral; o Juiz de Direito Sérgio Bernardinetti; a Promotora de Justiça Simone Lúcia Lorens, representando o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse;  o comandante da APMG, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garret; o assessor militar da Secretaria, coronel Adilson Luiz Correa dos Santos; o diretor de ensino e pesquisa da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o diretor do Departamento de Inteligência (Diep), delegado Sivanei de Almeida Gomes; o Corregedor-Geral da PMPR, coronel Dorian Nunes Cavalheiro; o Comandante do 4⁰ Comando Regional; da PMPR, coronel Edmauro de Oliveira; o Comandante do 2º CRPM, tenente-coronel Hilberaldi Correia de Lima e o Coordenador do CAO, major Anderson Puglia e demais autoridades.