Secretário da Segurança Pública faz reunião com integrantes das forças de segurança e visita a unidades em Ponta Grossa 05/05/2021 - 15:22

O Secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, esteve em Ponta Grossa para fortalecer a sinergia entre as instituições vinculadas nesta sexta-feira (30/04) e se reuniu com a prefeita da cidade, Elizabeth Schimidt, para estreitar a parceria para futuros projetos. Ele esteve no 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB) e na 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, onde conversou com os integrantes das instituições vinculadas.

No Corpo de Bombeiros, a visita tratou sobre o projeto de ampliação do quartel, com o objetivo de acrescer a infraestrutura das equipes. O coronel Marinho foi recebido pelo Comandante do 2º GB, tenente-coronel Carlos Alberto de Oliveira, pelo Subcomandante do 2º GB, major André Lopes de Oliveira e pelo capitão Renan Augusto Bortolassi de Oliveira. Esteve também no encontro o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, para demonstrar apoio aos projetos da Secretaria da Segurança Pública.

A comitiva também esteve na Cadeia Pública de Ponta Grossa, que está com 60% das obras concluídas. O secretário Marinho foi recebido pelo diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, Maurício Ferracini dos Santos, e também conversou com integrantes do Depen, sobre a atuação na região.

A passagem do secretário Marinho em Ponta Grossa também foi para reforçar a parceria com o município e tratar sobre futuros projetos que envolvam as instituições de segurança pública. O secretário teve uma reunião com a prefeita da cidade, professora Elizabeth Schimidt, e com a 2ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Joeci Machado Camargo no Sesc Estação Saudade.

Posteriormente, o secretário fez uma reunião com os gestores das polícias Militar e Civil, Polícia Científica e Departamento Penitenciário na 13ª Subdivisão Policial. Os assuntos tratados foram a elaboração de projetos por parte das instituições e o fortalecimento do trabalho integrado entre as forças de segurança. Também foi abordada a questão das escoltas de presos e como ela deve ser feita a partir da criação da Polícia Penal, que está em andamento.

“Temos conquistado verbas, mas para viabilizar avanços precisamos de projetos. Os desafios são grandes, mas é possível avançar e nós contamos com a força de vontade das pessoas que estão comigo na Secretaria”, disse o secretário.

Ainda durante a reunião, o secretário falou sobre a importância da integração entre as forças de segurança para otimizar as ações e conseguir efeitos mais eficazes no combate à criminalidade. “Saio daqui muito feliz com os progressos que tivemos e pela sinergia e comprometimento de todos os envolvidos”, destacou.

Participaram desta reunião o Comandante Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach; o vice-diretor do Depen, Francisco Silveira; o comandante do 4º CRPM; coronel Edmauro Assunção, comandante do 1º BPM tenente-coronel Leonel Beserra; o chefe da 13ª SDP, delegado Nagib Nassif Palma, o assessor da Polícia Civil da Sesp, delegado Vinicíus Augustus de Carvalho, o assessor jurídico do Depen, delegado Renan Ferreira, a secretaria municipal de Cidadania e Segurança Pública,Tânia Sviercoski, a chefe da Guarda Municipal de Ponta Grossa, Maribel Krum, além de integrantes da Polícia Científica.