Secretário da Segurança Pública do Paraná participa da Inauguração da Base de Operações com Cães da SOE em Maringá 01/10/2021 - 21:20

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, esteve presente na inauguração da Base (canil) de Operações com Cães, da Seção de Operações Especiais (SOE), no Complexo Penitenciário de Maringá. A iniciativa, do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), visa uma maior eficácia, com a utilização dos quatro cães, na apuração de drogas e busca por irregularidades nas 36 unidades da regional de Maringá e Cruzeiro do Oeste do Depen.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, que visitou e acompanhou todos os locais da base, desde onde os cães ficarão alojados até os espaços de treinamentos, este tipo de investimento no Depen valoriza o trabalho da segurança pública, resultando em mais capacidade de desenvolver as atividades.

“A estrutura do canil e o uso dos cães nas operações da SOE vão permitir ir além, pois eles tem um fato apurado e vão contribuir para um trabalho de qualidade. O cão vai ajudar, principalmente, a alavancar o trabalho da verificação de drogas”, destaca.

O foco da Base de Operações com Cães da SOE será a utilização dos animais, com o seu faro, na busca de entorpecentes nos ambientes das unidades prisionais de região de Maringá e Cruzeiro do Oeste, maximizando a potencialidade da instituição com a segurança e contribuindo no combate à criminalidade no sistema prisional.

Para o coordenador da Regional de Maringá e Cruzeiro do Oeste do Depen, Luciano Brito, os quatro cães do canil da base de Operações com Cães do SOE serão fundamentais para suprir a demanda da região, nas unidades prisionais.

“Estes cães vão atender todas as nossas 36 unidades prisionais da regional de Maringá e Cruzeiro do Oeste. Uma importante conquista para a cidade e Departamento Penitenciário do Paraná, proporcionando melhoria na segurança das unidades do sistema prisional em Maringá e toda região”, acrescenta, Luciano Brito.

No ato estiveram presentes o Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Rômulo Marinho Soares; Vice Diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Dr Luiz Francisco da Silveira; Coordenador Regional de Maringá, Luciano Brito; Delegado Chefe da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Dr Adão Wagner Loureiro; Coordenadores Regionais do DEPEN de Foz do Iguaçu e Londrina, respectivamente, Marcos Marques e Reginaldo Peixoto; diretores e gestores das unidades penais da Regional de Maringá; o Chefe do Canil SOE Maringá, Rodrigo Nieiri, e demais condutores de cães do SOE Maringá, Marcos Simplicio e Wesley Lopes, além de demais agentes SOE Maringá.