Secretário da Segurança Pública da Bahia visita Segurança Pública do Paraná para compartilhar experiências 13/07/2021 - 15:31

O secretário da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR), Romulo Marinho Soares, recebeu, na sede da Secretaria, nesta terça-feira (13/07), o Secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), Ricardo Mandarino Barreto e representantes daquele Estado. O encontro serviu para apresentar ao estado visitante projetos e obras que envolvem as instituições vinculadas à Pasta e para integração e troca de experiências entre os representantes dos estados. A visita está sendo conduzida pelo Delegado-geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach.

 

“A visita do nosso colega e Secretário da Segurança Pública da Bahia e sua equipe é muito importante para a integração plena das nossas forças. O segredo é conversamos entre si, compartilhar os pontos fortes e trabalhar os pontos fracos, de modo a priorizar a troca de informações e experiências a fim de beneficiar ambos os estados”, ressaltou o secretário Marinho.

 

Na reunião, o secretário da Segurança Pública do Paraná falou sobre a importância do trabalho de planejamento para o andamento dos projetos. “A palavra de ordem é coragem e iniciativa para poder avançar com os nossos trabalhos. A Secretaria está sempre antecipada, com projetos prontos de todas as nossas instituições vinculadas, assim quando entra recurso, podemos dar maior celeridade ao processo”, afirmou.

 

Durante a visita, o chefe de engenharia da SESP, tenente-coronel Ivan Fernandes, apresentou o mapeamento estratégico das obras relacionadas às forças de segurança do estado, com informações sobre o andamento das construções e reformas de cada instituição vinculada, desde o início da gestão em 2019. Ele informou também sobre obras entregues como a Cadeia Pública de Campo Mourão, a Delegacia de Polícia de Ibiporã e a Ampliação da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu.

 

O Secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino Barreto, ouviu atentamente as apresentações e sugestões e comentou sobre a importância de cada função para atingir o objetivo. “Uma das coisas mais importantes na administração é o envolvimento de todos. O trabalho de cada um, dentro de sua função, é essencial para alcançar os resultados desejados. Levamos para o nosso estado informações e ideias de planejamento que, certamente, contribuirão para o planejamento da nossa Segurança Pública”, conclui.

 

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Paraná também participou do encontro e falou sobre o planejamento da construção das Delegacias Cidadãs, que além de possuírem um modelo moderno, também encaixam-se no orçamento do Estado e tem metas claras de finalização. Na sequência, apresentou um vídeo do projeto das Delegacias Cidadãs.

 

Após a reunião na Secretaria da Segurança Pública do Paraná, a comitiva do estado da Bahia, acompanhada do Delegado-Geral da PCPR, foi visitar uma das obras de Delegacia Cidadã, na cidade de Almirante Tamandaré, situada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para conhecer in loco a sua estrutura, a qual tem previsão de entrega ainda neste ano. Os representantes das forças de segurança do Nordeste finalizarão a agenda na tarde desta terça-feira na Polícia Civil do Paraná.

 

A comitiva da Bahia é composta pelo Secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino Barreto, pelo Subsecretário da Segurança Pública, Hélio Jorge Paixão; pela Delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Campos de Brito e pelo engenheiro da SEIF, Paulo Neves.

 

Pela SESP/PR, participaram do encontro o secretário Marinho; o Diretor-geral da SESP, coronel João Alfredo Zampieri; o Delegado-Geral da Polícia Civil do Paraná, delegado Silvio Jacob Rockembach; o assessor Militar da Sesp, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos; o assessor da Polícia Civil, delegado Vinicius Augustus de Carvalho e o chefe de engenharia da SESP, tenente-coronel Ivan Fernandes.

GALERIA DE IMAGENS