Secretário coronel Marinho se reúne com autoridades para tratar da Segurança Pública de Guaíra 16/03/2020 - 17:10

O secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, esteve, nesta segunda-feira (16/03), em Guaíra, para tratar sobre a possível criação da Companhia Independente da Polícia Militar de Guaíra, além de vistoriar as obras da Cadeia Pública da cidade. A visita pelo oeste do Estado foi acompanhada por representantes da Itaipu Binacional.

“Estas visitas são importantes para que possamos acompanhar de perto a situação das nossas unidades operacionais. A criação e construção da Companhia Independente de Guaíra é uma demanda antiga da população do oeste paranaense e dos próprios servidores, uma vez que dará mais segurança e conforto a todos os envolvidos, e é com esse objetivo que estamos tentanto levar a ideia da instalação adiante”, afirmou o secretário coronel Marinho.

Para dar maior agilidade ao processo, a comitiva se reuniu primeiramente na sede da Prefeitura do município, onde viu uma apresentação e participou de uma reunião para tratativas sobre a possível instalação da Companhia Independente da Polícia Militar de Guaíra. Foi possível ainda receber informações sobre o terreno e toda a infraestrutura que a prefeitura vai fornecer, para que o Estado colabore com a instalação.

Depois, a comitiva seguiu até o escritório da Itaipu Binacional, onde se encontraram com o diretor-geral da institução, general Joaquim Silva e Luna e com o diretor de coordenação da empresa, general Luiz Felipe Kraemmer Carbonell. No encontro a prefeitura municipal também fez uma apresentação sobre a possível instalação da Companhia Independente na cidade, e apresentou os resultados operacionais do 2º Pelotão do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, cuja sede é em Guaíra.

A Itaipu Bibnacional se colocou à disposição e pediu acesso aos projetos para poder analisar a possibilidade de disponibilização de recursos para a construção da unidade no local.

BALANÇO - Foi apresentado o número de apreensões e prisões realizadas pelo 2º Pelotão do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira durante o ano passado. Em 2019, foram 144 pessoas presas, doze a mais que as do ano anterior, 2018. Já o número de drogas apreendidas mais que dobrou quando comparados os períodos. Somente na área de atuação, uma tonelada foi tirada de circulação em 2019, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 468 quilos, um aumento de 119%.

CADEIA PÚBLICA - Na visita à Guaíra, o secretário da Segurança Pública e demais integrantes da comitiva também vistoriaram as obras de construção da Cadeia Pública do município. “Essa nova unidade segue o padrão de outras que também estão sendo edificadas no estado. São mais de 6 mil metros quadrados, para abrigar 752 presos”, explicou coronel Marinho.

A Cadeia Pública de Guaíra faz parte do pacote de 13 novas unidades prisionais, que, juntas, abrirão mais de 7 mil novas vagas no sistema penal do Departamento Penitenciário.

COMITIVA E PARTICIPAÇÕES - Além do secretário da Segurança Pública e dos diretores da Itaipu, as reuniões e visitas foram acompanhadas pelo comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; pelo assessor militar da SESP, coronel Erich Osternack; pelo comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental - Força Verde (BPAmb-FV), tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos; pelo comandante do BPFron, major André Cristiano Dorecki e pelo chefe do setor de Arquitetura e Engenharia da SESP, major Ivan Ricardo Fernandes.

Acompanharam ainda o coordenador do Gabinete de Gestão de Crises na fronteira, capitão Márcio Skovronski Serbai; o procurador jurídico de Guaíra, João Fernando Grecillo; o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito de Guaíra, Raymundo Francisco Miranda Castanon Andrade; o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento; o chefe de gabinete da prefeitura, Gileade Osti; o vice-presidente da câmara municipal, sargento da reserva da PMPR Carlos Magno Paredes Czerwonka;