Secretário coronel Marinho recebe FIEP em reunião sobre Plano de Segurança Pública e Defesa Social 05/02/2020 - 17:46

O secretário estadual da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, recebeu, no seu gabinete, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e membros da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos (APEP) da Secretaria da Seguranaça Pública, no fim da tarde desta terça-feira (04/02). O encontro tratou dos detalhes de um termo de cooperação entre as instituições.

“A nossa Assessoria fez contato com o Observatório da Indústria, que é um órgão dentro da FIEP, para que eles possam nos apoiar na elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, uma imposição legal, do Governo Federal. Por conta disso, devemos assinar em breve um termo que estabelece os limites de trabalho de cada instituição", afirmou o chefe da APEP, coronel João Alfredo Zampieri.

O coronel Zampieri explicou que esse plano deve ser concluído até outubro deste ano e que, na próxima semana, a minuta do acordo de trabalho entre a FIEP e a SESP deve ser entregue ao presidente da Federação. “Uma vez alinhados os interesses de ambas as partes, será assinado o termo de cooperação”, contou.

“A partir disso, a colaboração da FIEP se dará por meio da expertise da instiuição na elaboração do planejamento no que se refere ao estudo de tendência e painel de especialistas da área”, completou. O plano de trabalho criado a partir das pesquisas determinará as ações de curto, médio e longo prazo, que o estado terá que tomar em vários eixos da segurança pública.

Este planejamento deve ser implantado até outubro deste ano, em cumprimento à Lei Federal nº 13.675, de 11 de junho de 2018. “O plano vai orientar os gestores da Segurança Pública, tanto o secretário quanto os dirigentes das instituições vinculadas, baseado neste estudo de tendências. Vai ser um instrumento de gestão importantíssimo e que nunca houve no Paraná”, afirmou o coronel Zampieri.

PRESENÇAS - Além do secretário da Segurança Pública e do chefe da APEP, estiveram presentes na reunião a gerente executiva do Observatório Sistema FIEP, Marilia de Souza; a gestora do projeto, Laila Del Bem Seleme Wildauer, a chefe de gabinete da SESP, Luciana de Novaes, e a assessora da APEP, Patrícia Manica.

GALERIA DE IMAGENS