Secretário coronel Marinho participa de cerimônia de homenagem a soldado em Brasília 25/06/2020 - 17:14

O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, esteve nesta quinta-feira (25/06) em Brasília, onde se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro e com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça. Ele participou da cerimônia que prestou homenagem ao soldado do Exército Brasileiro, Daniel Henrique Trarbach Engelmann, morto em combate em maio deste ano, em Guaíra, no Paraná. Na solenidade, que ocorreu na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, também foi criada a Galeria de Heróis do Programa VIGIA, onde ficarão quadros de homenagens à combatentes mortos.

“Eles estavam fazendo por ideal, com a missão de servir a nossa pátria. Parabéns a eles e, aos pais, os nossos profundos sentimentos por esse momento que os marcará para sempre e, lá no fundo, a certeza que eles estavam cumprindo a missão de bem servir ao seu país. Isso nós todos jamais esqueceremos”, disse o presidente Jair Bolsonaro, se referindo ao soldado e outros dois integrantes do EB que estavam na ocorrência.

Em maio deste ano, o soldado atuava na Operação Hórus, no Rio Paraná, em Guaíra, quando uma embarcação clandestina atingiu o barco em que ele e os outros dois representantes do Exército Brasileiro estavam. O caso ocorreu na noite do dia 10/05 e, durante os dias seguintes, as forças de segurança estaduais e federais realizaram buscas para encontrar o corpo do soldado.

Com representantes da Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e de outros órgãos federais que atuam na região, o corpo foi localizado no dia 15/05, data em que o secretário coronel Marinho esteve no município, juntamente com o comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, general de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido, se solidarizando com os companheiros do soldado, estendendo a seus familiares.

“Na época do acidente as forças se uniram e não mediram esforços nas buscas pelo corpo. Estive na região, me solidarizei e sei que foi um grande soldado, que atuou bravamente pela pátria. Esta homenagem é mais que merecida”, ressaltou o secretário coronel Marinho.

HOMENAGEM - O descerramento do quadro inaugural da Galeria de Heróis do Programa VIGIA foi feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo o Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça e pelos pais do soldado Daniel Engelmann, que receberam uma placa de reconhecimento pelo trabalho prestado à pátria.

Durante a cerimônia, o terceiro sargento e o soldado, que estavam na embarcação com o soldado Engelmann, e sobreviveram à ocorrência, também receberam placas de homenagem pelo serviço prestado.

ATUAÇÃO - O Programa VIGIA, em que as forças atuavam no momento do incidente, é coordenado pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI/MJSP) e é composto por representantes das forças de segurança das esferas estaduais e federais. O descerramento dos quadros da Galeria de Heróis, é uma homenagem aos soldados mortos em combate durante as ações desenvolvidas nas fronteiras e divisas.

“A integração entre as forças de segurança é essencial para o bom desempenho dos trabalhos realizados. O programa VIGIA é um bom exemplo disso, conta com representantes de várias forças e atua no combate ao crime organizado, assim como outras ações e instituições que atuam na área de fronteira”, disse o secretário.

O secretário coronel Marinho também ressaltou os benefícios que o programa trouxe ao Paraná. “A operação Hórus, que apresenta constantemente resultados bons no combate ao crime, faz parte do programa VIGIA. Apreendendo drogas e contrabando, a operação também é um ótimo reforço para a segurança na região de fronteira”, afirmou.

De acordo com balanço da Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram apreendidos no Paraná, durante o primeiro ano da Operação Hórus, mais de 56 toneladas de drogas, 413 veículos e 93 embarcações. As informações são correspondentes ao período de maio de 2019 até o início de junho de 2020. Segundo o próprio levantamento, as ações da Operação Hórus colaboraram para evitar um prejuízo de R$ 193 mil aos cofres públicos.

PRESENÇAS - Também estiveram presentes no evento o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva; o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira.