Secretário Hudson participa de reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública 15/03/2024 - 15:22

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, participou, nesta sexta-feira (15), da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Florianópolis, Santa Catarina. 

O encontro, organizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) dentro da programação do 3º Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname), elegeu um novo presidente e abordou temas como tecnologias, interação entre as forças de segurança, violência no campo, alterações legislativas, entre outros. 

“O Consesp permite a troca de informações e grandes debates no âmbito da segurança pública. É de extrema importância que haja esse relacionamento entre os estados e o governo federal, a fim de elaborar trabalhos integrados, alinhar medidas e discutir temas que atingem o dia a dia de todos os brasileiros”, disse o secretário Hudson. 

Durante o encontro, o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, propôs a criação de um grupo de trabalho na Secretaria Nacional da Segurança Pública com o Consesp, a fim de melhorar a articulação junto aos recursos do Fundo Nacional de Segurança com os Estados. 

“Aqui os secretários de Segurança de todo o Brasil travam um diálogo, que é fundamental na construção de diretrizes seguras para a segurança de todo o País de norte a sul. Há uma conjugação de esforços para elevar o patamar da segurança no Brasil através dessa troca de experiências, ações e sugestões no campo legislativo”, ressaltou o secretário Sarrubbo. 

Após o discurso de Sarrubbo, houve a eleição do novo presidente do Consesp. O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, foi o eleito e terá como vice-presidente o secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes.

“Precisamos dar voz aos profissionais da segurança pública, que conhecem as peculiaridades de cada região desse País e o que precisa ser feito para melhorar a segurança pública da comunidade. Então, somar os esforços com todo esse espírito de integração com o governo federal”, afirmou o presidente eleito do Consesp, Sandro Avelar.

CONSESP - O Consesp reúne os secretários de Segurança Pública das unidades da Federação e tem, entre as missões, a de representar os interesses comuns das secretarias junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), bem como propor medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

GALERIA DE IMAGENS