Secretário Hudson marca presença no 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste - COSUD 03/03/2023 - 11:17

O secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, esteve presente no 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (03), no Rio de Janeiro.
 
A sétima edição do encontro reúne governadores, secretários estaduais e representantes de diversas áreas com o objetivo de trocar experiências e discutir ações integradas em Segurança, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Planejamento e Fazenda, Comunicação e Administração Penitenciária, entre outros assuntos.

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, defendeu uma integração maior entre os governos para o desenvolvimento social e econômico da região de forma sustentável e duradoura. “Todo estado pode ensinar e aprender com ações inovadoras e transformadoras, levando estas boas experiências para os seus estados e também para outras regiões do País”, disse.

Para o secretário da segurança pública, Hudson Leôncio Teixeira, o Estado do Paraná vem trabalhando de forma incisiva para reduzir números de violências e crimes. “O Cosud é um evento muito importante para o Estado do Paraná, temos alguns temas que são comuns, no que diz respeito à segurança pública, defesa civil e ao Corpo de Bombeiros. Neste momento nós estamos com um grupo de trabalho debatendo alguns temas entre violência doméstica, combate ao contrabando, ao tráfico de drogas para o Estado do Paraná, levando a experiência dos outros estados da região Sul e Sudeste”, explicou o secretário. 

O secretário participou também de debates com grupos de trabalho de vários Estados que compõem o consórcio visando a integração e o compartilhamento de boas práticas que levem uma melhor qualidade de segurança para as comunidades. Além disso, foram discutidos o compartilhamento de bases de dados para intercomunicação entre os estados participantes e a criação de gabinete de integração entre eles. 

Ao final do evento, os governadores deverão apresentar a chamada Carta do Rio de Janeiro, um documento em que constará um conjunto de propostas elaboradas em comum acordo entre os participantes visando o desenvolvimento de políticas públicas dos estados.

ESTADOS PARTICIPANTES - Participaram do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

COSUD – A última edição do Cosud ocorreu em 2020, em Foz do Iguaçu, pouco antes da pandemia. Na época, os governadores dos sete estados decidiram buscar, em conjunto, soluções que aliassem desenvolvimento econômico à sustentabilidade ambiental e um dos principais assuntos abordados foi a bioeconomia e a economia criativa, embasando políticas públicas que atualmente estão em andamento, como a implementação da agenda ESG.
À época, os governadores também assumiram o compromisso de pensar em ações para fomentar o desenvolvimento de pesquisa científica e de novas tecnologias capazes de gerar um crescimento econômico sustentável, além de incentivar novas técnicas de produção que eliminem a necessidade de utilização de recursos fósseis no longo prazo. No Paraná, o lançamento do Banco do Agricultor e do RenovaPR, para substituição da matriz energética no campo, já são exemplos disso.
O próximo encontro deverá ocorrer em 90 dias, em Minas Gerais, conforme o sistema de revezamento definido entre os estados-membros.

GALERIA DE IMAGENS