Secretário Hudson entrega novo armamento para região centro-sul 13/03/2023 - 18:50

Guarapuava e região receberam um reforço na segurança pública com 18 armas de fogo na tarde desta segunda-feira (13), no auditório do Sindicato Rural do município. A entrega do novo armamento foi feita pelo secretário da Segurança Pública do Paraná (Sesp), Hudson Leôncio Teixeira, para o 16º Batalhão de Polícia Militar - Batalhão 3º Sargento Ricieri Chagas. 

O armamento, avaliado em R$ 247mil, foi doado pelos Conselhos de segurança dos municípios da região centro-sul do Paraná em parceria com o Sindicato Rural de Guarapuava, o Clube de Caça e Tiro de Guarapuava e o Sicredi Regional. 

“Esperamos que os novos armamentos contribuam para a segurança da população da região centro-sul. Nosso objetivo é evitar que crimes como o ocorrido em Guarapuava no ano passado aconteçam novamente”, disse o secretário.

Para ele, a iniciativa é resultado da troca de informações entre Secretaria da Segurança Pública e órgãos regionais. “Esse contato com os Conselhos de Segurança sempre é benéfico pois, com as informações que eles adquirem na ponta, sabemos o que cada região precisa de forma mais direcionada. Isso favorece toda a população paranaense, que conta com policiais mais bem preparados e equipamentos de ponta”, disse o secretário. 

Das 18 armas entregues na solenidade, dezessete são fuzis Taurus modelo T4 calibre 5.56, sendo nove com cano de 14,5 polegadas e oito com cano de 11,5 polegadas. Além disso, uma submetralhadora SMT Taurus 9 milímetros foi entregue para o município de Manoel Ribas.

Guarapuava recebeu dez armas ao todo, sendo quatro 14,5 polegadas e seis 11,5 polegadas. Prudentópolis, Laranjal e Reserva do Iguaçu receberam uma arma de 14,5 polegadas cada, enquanto Candói recebeu duas. Os municípios de Palmital e Mato Rico foram contemplados com uma arma de 11,5 polegadas cada. 

“Toda crise serve de fortalecimento, pois nos permite enxergar erros e acertos, e se a nossa técnica é compatível com as ocorrências. A tentativa de assalto à empresa de valores em Guarapuava, em 2022, foi um divisor de águas. A partir disso, treinamos muito para estarmos preparados para combater esse tipo de situação”, afirmou o secretário. 

O secretário reforça ainda que o novo armamento permite uma melhor atuação policial para combater o crime organizado. “As polícias Militar, Civil, Científica, Rodoviária Federal e Estadual se uniram para fazer frente a esse crime em uma operação que foi interestadual. Diversos homens foram presos no Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Isso mostra o quanto o nosso pessoal está preparado  e como fazem a diferença quando unidos”, completou o secretário Hudson.  

OPERAÇÃO - Em abril de 2022, criminosos fecharam os acessos de Guarapuava e fizeram moradores reféns, utilizando-os como escudos humanos para chegar até o cofre da transportadora de valores.  Eles atearam fogo em veículos, sendo que dois foram queimados em frente ao 16 º Batalhão da Polícia Militar, com o intuito de dificultar a ação policial.  

Os criminosos estavam equipados com veículos blindados e armamento pesado, como fuzis calibres .762, .556 e, inclusive .50, que é um tipo de armamento de uso exclusivo das Forças Armadas, utilizado em artilharia antiaérea.  

Em setembro de 2022, através de uma operação integrada, as polícias Civil, Militar e Científica do Paraná prenderam 24 pessoas e apreenderam 17 armas de diversos calibres, após o cumprimento de ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, contra a organização criminosa. 

PRESENÇAS - Estiveram presentes na solenidade o Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semer; o comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Flávio Vicente Ferraz; o tenente-coronel José Adriano Spak, o delegado Alysson Henrique Souza, o chefe da 8ª Delegacia da PRF, Jorge Lucio dos Santos Coelho, o Secretário de Trânsito de Guarapuava, que representou o Prefeito do município, Adalberto Campos; o vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Josef Pfann Filho; o gerente do Sicredi Planalto das Águas, Fábio Peterlin; o vice-presidente do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava, Valdir Fuchs Filho, o presidente da Câmara de Vereadores de Candói, Valdir Czamieski e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, Claudinei Pereira.

A solenidade contou com a presença dos prefeitos de Prudentópolis, Osnei Stadler; Prefeito de Palmital, Valdenei de Souza; Candói, Aldoino Goldoni; Manoel Ribas, José Carlos Corona; Reserva do Iguaçu, Vitorino Antunes de Paula; Mato Rico, Edelir de Jesus Ribeiro da Silva; Laranjal, João Elinton Dutra. Também estavam presentes os presidentes dos Conselhos de Segurança de Guarapuava, Flávio Antonio Sichelero; Prudentópolis, Elcio Ricardo de Paula e Silva; Palmital, Agenor Burei; Candói, Cedinei José de Araújo; Manoel Ribas, Elon Soares; Reserva o Iguaçu, Meire Tatiane Capelin; Mato Rico, Igor Hanicz e de Laranjal, Moacir Vicentin. 

GALERIA DE IMAGENS